Restam  três dias para o resultado das urnas e os bolões se espalham por todas as bolhas políticas. Para quem faz as contas, o PP de Arthur Lira já garantiu ao menos três vagas na Câmara dos Deputados.  

Não há discussão de que Arthur Lira será o primeiro colocado do partido. Talvez até o mais votado entre todos os deputados federais. Mas quem fica com as outras duas ou até três vagas dos progressistas?  

Vejamos abaixo quais são os favoritos na bolsa de apostas!

Considerado um azarão, mas subindo nas pesquisas, surge João Catunda, que é vereador por Maceió. Conhecido por ter sido o principal opositor do prefeito da capital, JHC, o  vereador figura entre os primeiros colocados na capital e ampliou suas bases pelo interior, em cidades como Marechal Deodoro, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Penedo, Igreja Nova e São Sebastião. Tem discrusado em defesa da educação.

Outro cotado para a vaga também é vereador por Maceió e foi o mais votado na capital em 2020. O delegado Fábio Costa aparece entre os cinco mais votados tanto na capital como em Arapiraca e espera ter os frutos do bolsonarismo para chegar a Brasília.

A sequência da chapa é defendida por um deputado federal de mandato. Marx Beltrão tanta juntar os cacos das derrotas nas eleições municipais, quando perdeu prefeituras tradicionalmente suas como Coruripe e Jequiá da Praia.

Com força também chega o ex-deputado estadual Gilvan Barros. Ele é inlfuente e bem avalaido na região do Agreste alagoanoe tem o desafio de ter boa votação onde há maior concentração de eleitores, já que costuma ser bem votado em pequenos colégios eleitorais.

Fecha a lista de cinco concorrentes para duas ou três vagas, Daniel Barbosa, filho do prefeito de Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca. A expectativa é que ele saia das urnas como o mais votado da segunda maior cidade de Alagoas. O obstáculo está em conseguir cerca de 40 mil votos fora dela.

Desta modo, ficamos à espera do encerramento da apuração para saber quem comemora e quem terá de sarar as feridas.  

O MDB faz um ou dois deputados federais? Ainda trataremos do tema.