São tempos de primavera, do movimento de mudança, do reflorir oportunidades, assim como o mandacaru que reflora no meio da seca.
A Comunidade de Remanescente Quilombola do Povoado Cruz fica localizado no município sertanejo de Delmiro Gouveia e foi, à convite da liderança quilombola, Nilza Silva, a filha da Amabilia Livino da Silva e de José Pedro da Silva, que essa ativista levou até a comunidade o Projeto "Um Quilombo de Baobás"
O Projeto "Um Quilombo de Baobás" Idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas tem como princípio substantivar os quilombos como territórios sagrados de histórias e geografia de lutas.
O plantio do Baobá é um ato de resistência, uma forma de reocupação do nosso território de pertença, E, nesses tempos difusos e confusos, vale questionar:
-Posso referendar seu nome, na matéria do blog? -pergunta essa ativista.
-Claro que pode. Quem é doido de bulir comigo.-responde ela, a filha da Amabilia.
E surgiram relatos de lembranças, emoções da quilombola, Nilza, ao falar do pai e da mãe, e das vivências na comunidade, em uma partilha de vida que “não permite esquecer da história/memória ancestral. “
Tudo consubstanciado pelo plantio da árvore sagrada, referendada nas culturas africanas tradicionais, como forma da lembrar que precisamos enraizar nossas energias ancestrais e cuidados, no território. Além, o Baobá carrega a conexão entre o espaço da existência humana e território da sa Uma floresta de resistência.
Desde janeiro de 2022, o Baobá do Povoado Cruz é o sétimo plantado pelo projeto. Já foram plantados nos quilombos alagoanos, seguindo o cronograma:
8 de janeiro - Plantio no Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, União dos Palmares.
8 de janeiro, Recanto Mirante das Águas -União dos Palmares.
26 de janeiro- Quilombo Lagoa do Algodão, município de Carneiros
02 de fevereiro- Quilombo Chá do Saco Sitio Novo, município de Taquarana
30 de março- Quilombo Abobreiras, município de Teotônio Vilela
13 de maio-Quilombo Birros, municipio de Teotônio Vilela
22 de setembro- Quilombo Povoado da Cruz, em Delmiro Gouveia
As mudas dos Baobás foram doadas, (em janeiro de 2022) e trazidas, diretamente, de Pernambuco pela deputada, Jó Pereira.
Salve!