Jó Pereira é deputada estadual da Casa Tavares, em Alagoas e, em janeiro de 2023 assume o cargo de primeira vice-governadora, do estado de Alagoas, em 205 anos, ao lado do governador, Rodrigo Cunha..
A trajetória de Jó Pereira se define como a parlamentar que instrumentaliza caminhos de autonomia feminina, subvertendo as hierarquias do poder eurocêntrico e androcêntrico.
Em 2018 foi reeleita deputada estadual, com a maior votação do estado, todinho, de Alagoas.
Em dois mandatos no parlamento estadual ela foi assumindo lutas, encarando desafios, humanizando espaços, e se fez gigante, como porta voz do FECOEP;
Quem mais defendeu a utilização do FECOEP para salvaguardar da fome escancarada milhares de famílias alagoanas, em sua grande maioria capitaneada por mulheres chefas de família, quase todas pretas, foi ela, Jó Pereira
Como mulher ousadíssima destronou o amém taciturno e feminino aos ditames do poder eurocêntrico e androcêntrico e assumiu o discurso que deu voz a milhares de nós.
Feito espinha dorsal.!
Jó Pereira agregou verdades aos espaços políticos e cunhou uma marca “de que mulher pode ser o que ela quiser.”
Se fez vitrine e choveram pedras.
Resistiu bravamente.
Revolucionou lugares de mando.
Ocupou espaços.
Se tornou inspiração, exemplo para outras mulheres,alagoanas.
Milhares delas.
Quando essa ativista assiste na propaganda televisiva tantas mulheres ocupando secretarias de governo fica matutando: tudo culpa de Jó Pereira!
Eureka!