Rafael Brito, o 'tio Rafa', é o escolhido dos caciques do MDB alagoano. Ele foi secretário de Educação, também do Turismo e Desenvolvimento Econômico do governo Renan Filho.
Contam os bastidores que o MDB estadual estaria pressionando prefeitos e vereadores já acertados com outros candidatos da própria sigla para votarem no 'tio Rafa'.
O assédio inicial estaria ocorrendo sobre apoiadores do deputado federal Isnaldo Buhões, líder da bancada do MDB na Câmara dos Deputados.
A justificativa seria insatisfação de lideranças da sigla com o posicionamento 'suave' do parlamentar na indicação de Simone Tebet para disputar a Presidência da República.
Vale lembrar que os diretórios do MDB no Nordeste, principalmente, queriam que o partido não tivesse candidatura própria e firmasse aliança já no primenro turno com o petista Lula, mas acabaram derrotados.
O outro motivo, segundo fontes, é a proximidade de Isnaldo com o deputado federal Baleia Rossi (SP), presidente nacional do MDB, e defensor da candidatura da senadora Simone.
Conversei com Isnaldo Bulhões. Ele explicou que não percebeu nenhum clima nesse sentido, nenhuma mudança quanto aos apoiadores e que trabalhou muito para o MDB compor com Lula.
''A relação com Baleia é próxima, também é um amigo. Relação facilita uma ligação direta com o presidente do partido para todas as discussões'', disse ainda.
A aposta do mundo político é que o MDB vai, certamente, eleger dois deputados federais, Rafael Brito pode ser a grande surpresa após a contagem dos votos, e Isnaldo Bulhões e Maurício Quintella - outro nome competitivo e não muito querido no MDB - não podem desligar o radar.