Na cidade de Capela/AL, distante 60 km de Maceió, o torneiro mecânico aposentado Messias Amâncio tem se destacado na região, pela criatividade de artesanalmente montar um Fusca Baja, sobretudo com material reciclável. Na traseira do veículo postou um anúncio, alertando que o veiculo não está à venda, visto que são inúmeras as tentações que têm recebido para se desfazer de seu veiculo. “É meu hobby preferido e nas festividades, principalmente nos Carnavais o meu carro tem se destacado por onde passa” diz contente Messias Amâncio, que equipou um novo modelo de carro com o companheiro Dudinha Teixeira.
Fusca é o maior xodó da cidade, principalmente em festas badaladas como o Carnaval
O curioso dessa história, diz Messias, é que a adaptação foi feita num Fusca fabricado em 1970, ou seja, com 52 anos de idade, cujo veiculo, diz, virou um verdadeiro xodó da cidade, assim como a fama que hoje tem o Caldinho de Capela, do seu Niwton, tido como o mais badalado do Brasil, afirma brincado.
É de se saber que hoje em dia, o Fusca Baja ainda tem presença marcante em encontros com muita fumaça, lama, barulho e entusiastas realmente corajosos. Diferentemente de um carro clássico, ele é uma adaptação e, como tal, ainda pode ser feita como nas décadas passadas.
O diferencial é que existe um custo para isso. No entanto, quem está disposto a ter um veículo robusto para brincadeiras, aventuras e lazer com muita diversão e, é claro, riscos calculados ou não, a conversão para o Fusca Baja se torna uma opção interessante, ainda mais porque o veículo original ainda é amplamente disponível no mercado.
Messias também é fanático pelo Botafogo do Rio e destaca sua paixão no próprio carro que montou
Basicamente, o Fusca Baja é um veículo adaptado para andar na areia, lama, pedras e outros terrenos acidentados, sendo usado em trilhas leves ou pesadas, bem como em praias, dunas e até mesmo em competições.
O Fusca Baja exige modificações na suspensão, remoção de algumas partes da carroceria original, adição de rodas especiais e pneus de dimensões maiores e diferenciadas (veja aqui diferença entre pneus slick e de rua) entre frente e traseira, reforço estrutural com gaiola e até preparação do motor e outros detalhes mecânicos.