Faz tempo que essa ativista, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, vem desenvolvendo, articulado com diversas parcerias, dentre elas, o mandato parlamentar, da deputada estadual, Jó Pereira, iniciativas, proposições, que potencializem a atenção para políticas públicas, ações antirracistas

Com foco nas mulheres quilombolas e pretas periféricas, o grande desafio dessas iniciativas é ressignificar, com base em formações, a importância da organização política dos quilombos , a partir do olhar feminino.

E a realização do  Iyagbas Afro Contemporâneas, Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, nos dias de 16 e 17 de dezembro 2021 , uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas que reuniu mulheres de 16 quilombos alagoanos, foi um marco referencial na vida de muitas quilombolas , um  privilegiado  espaço de aprendizado, oportunidades. 

Partindo dessa permissa, essa ativista a convite de Herman Braga esteve no Comitê de Campanha “Alagoas Merece Mais”discutindo a inserção real da pauta antirracista, como uma das políticas prioritárias de governo.

Somos  mais de dois milhões de pret@s alagoan@s. Exatos 2.385.770 de pret@s na população total de 3.356.655 habitantes e a pauta racial não pode passar em” brancas” nuvens- afirmamos

Herman Braga  sucintou o episódio ocorrido, recentemente, com o governador,  senador Rodrigo Cunha , no entendimento que é preciso  coletivar a discussão, como aprendizado social.

Foram muitas reuniões, em uma só, mas, amplificamos o discurso antirracista, na proposição de estratégias e caminhos possíveis.

Participaram da reunião Tadeu Lira, Nycholas Pires, Carlos Jorge, Lilian Saraiva e a Manu Pedrosa, e a assessora Lucia Maris da Rocha.

E , ao lado da vice-governadora, Jó Pereira, seguimos com a equipe das “Pretas construindo Futuros”.

Obrigada, Herman pelo convite.

E salve, salve 2023!