Amarelo é cor de campanha de prevenção e valorização da vida, no mês de setembro.
E o girassol é o símbolo.
A campanha denominada Setembro Amarelo teve início no Brasil ,em 2015, e busca conscientizar a sociedade sobre o suicídio, bem como preveni-lo.
E no dia 10 de setembro , quando se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio, o Instituto Esperança para Todos, AMAI, com o patrocínio da Prefeitura de Maceió realizam o Projeto Manifesto à Vida.
O projeto Manifesto à Vida visa promover um manifesto cultural, como aliado direto na conscientização da sociedade a respeito dos índices crescentes do suicídio.
Suicidio de jovens e adolescentes pretos é 45% maior do que de brancos. Em Alagoas, o percentual de casos dessa população é de 37,2%.
Da programação diversa constam tendas relaxantes (atendimento e informações de complemento para a melhoria da saúde mental), um sem número de oficinas, dinâmicas de empoderamento, uma delas intituladas:“Eu Sou Meu Próprio Sol”, poesia no fim de tarde com ao Pôr de Sol e apresentação da Orquestra Filarmônica do Estado de Alagoas, dentre outras atrações.
Quando Silvana, do Instituto Esperança para Todos, ao lado da jovem preta Debora, entregou o convite , afirmou:- Acompanhamos o trabalho parlamentar da deputada Jó Pereira, também nessa frente de luta e contar com ela nesse momento é substanciar o discurso que a valorização da vida passa, necessariamente, pela prevenção,com politicas públicas especificas de saúde mental,emprego,moradia,etc
O convite será devidamente entregue à nossa vice-governadora- garantiu essa ativista.