O Instituto Ibrape, em parceria com o Portal CadaMinuto, saiu às ruas entre os dias 21 e 25 agosto para ouvir 1.992 alagoanos sobre suas preferências de voto para as eleições deste ano. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números AL-04564/2022 e BR-08703/2022. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário estimulado para o Governo de Alagoas, 34% dos entrevistados responderam que votariam em Paulo Dantas (MDB). 24% escolheram Fernando Collor (PTB) como candidato, seguido de Rodrigo Cunha (UB), com 14%, e Rui Palmeira (PSD), com 7%.

14% disseram que estão indecisos e outros 7% votariam em branco ou nulo.

Em relação à última pesquisa, divulgada no dia 17 de agosto, Dantas e Rui permaneceram estáveis, enquanto Collor e Cunha cresceram um ponto percentual, cada.

Em um possível segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, Dantas sai na frente com 45% dos votos, enquanto Collor pontua 28%. 

No cenário de um segundo turno entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, Dantas também ganharia com 45% dos votos, contra 21% de Cunha.

Na disputa entre Paulo Dantas e Rui Palmeira, o atual governador também aparece na frente, com 47% dos votos, contra 16% de Rui.

O cenário mais acirrado em um segundo turno seria entre Rodrigo Cunha e Fernando Collor, que tiveram apenas um ponto percentual de diferença no resultado. Nessa situação, Cunha teria 30% dos votos, enquanto Collor receberia 29%.

 

Rejeição

A pesquisa Ibrape/CadaMinuto aponta, também, que o candidato Collor é o que possui maior rejeição entre todos os candidatos ao Governo, com 35%. Em seguida, vêm Rui Palmeira (27%), Professor Cícero Albuquerque (23%) e Luciano Almeida (21%). 

Os candidatos Bombeiro Luciano Fontes e Rodrigo Cunha pontuaram, ambos, 20% de rejeição. O menor índice foi de Paulo Dantas, com 16%.

19% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum candidato, 6% disseram que rejeitam todos e 27% não souberam opinar.

 

Presidência

Na disputa à presidência, Lula (PT) segue na frente, com 55% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro (PL), com 31%. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) pontuaram 4% e 1%, respectivamente.

6% não souberam responder e outros 3% votariam em branco ou nulo.

Em relação à última pesquisa, divulgada no dia 17 de agosto, Lula caiu um ponto percentual e Bolsonaro subiu 2%.

 

Senado

Na disputa ao Senado Federal, Renan Filho continua na frente, com 57% das intenções de voto. Davi Davino Filho vem em seguida, com 20% dos votos, seguido de Coronel do Valle (2%), Mário Agra (2%) e Bombeiro Luciana Souza (1%).

12% não souberam responder e outros 6% votariam em branco ou nulo.