A pesquisa Ibrape/CadaMinuto, divulgada nesta quarta-feira (17), é reveladora porque, como foto do momento, mostra a influência da polarizada eleição nacional na disputa em Alagoas.
Os dois candidatos que declararam apoio a Lula (PT) e a Bolsonaro (PL) são os mesmos que lideram as pesquisas para governo e tendem a disputar o segundo turno, casos de Paulo Dantas (PT) e Fernando Collor (PTB).
Isso fica claro no quesito 'Com Apoios: Dantas, com o apoio de Lula e Renan Filho, tem 46% das intenções de voto; Collor, 21%, com o apoio de Bolsonaro e Cabo Bebeto.
Rodrigo Cunha (União Brasil), que se esconde da eleição nacional, com o apoio de JHC e Arthur Lira ficou com 10%. Rui Palmeira, com o apoio de Antônio Albuquerque e de Gilberto Kassab, presidente do seu partido, PSD, 5%.
O que essa pesquisa reforça é a desidratação da candidatura de Cunha, que já liderou. São várias as causas, como decepção no exercício do mandato porque foi eleito em 2018 na onda da 'nova política' - que também pode ser chamada de antipolítica.
Ele vem tentanto retomar o protagonismo com críticas ao governo, ao Legislativo e construção de polêmicas.
Mas também tem faltado algo fundamental, que são as propostas, questões que os seus principais adersários saíram na frente.
Entre outras ideias, Paulo Dantas tem defendido a continuidade das obras do bem avaliado ex-governador Renan Filho.
Além disso, com 80 dias no cargo enfentou duas severas enchentes. As ações específicas da sua gestão para enfrentar a tragédia não foram criticadas.
Fernando Collor divulga melhorias para o Centro de Convenções de Maceió e lança o Plano de Ações Governo.
E Rui Palmeira usa o seu trabalho como prefeito de Maceió e ainda lança o 'Auxílio Alagoas' como 'o maior programa de distribuição de renda da história do nosso estado'.
Clique aqui e leia a pesquisa na íntegra.
Clique aqui e leia o Plano de Ações de Collor.
Clique aqui para saber mais sobre o Auxílio Alagoas no Instagram de Rui.
Clique aqui para acessar o Instagram de Cunha.