Alguns candidatos a deputado federal que sempre militaram no campo da direita começam a se aproximar do senador e candidato ao governo do Estado de Alagoas, Fernando Collor de Mello (PTB) mesmo com seus partidos coligados a outras majoritárias.
Isto porque Collor tem sido o único postulante ao Executivo que declara abertamente o apoio ao presidente da República.
A leitura destes candidatos proporcionais, conforme informação de bastidores, é que a ausência de posição dos majoritários quanto a um apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) possa prejudicá-los, uma vez que, por serem alinhados à direita, sempre apoiaram o chefe do Executivo federal.
É evidente, portanto, que tais proporcionais também passam a ser cobrados por seus eleitores em virtude da polarização que também se reflete na disputa pelo governo do Estado.
Um deles já declarou o apoio abertamente a Collor.
Josan Leite (Republicanos) – que já disputou o governo do Estado e a Prefeitura de Maceió, em eleições passadas – já gravou até vídeo ao lado de Fernando Collor de Mello, destacando que ele será o seu candidato ao governo estadual.
O Republicanos, partido no qual Josan Leite se encontra, é comandado em Alagoas por Arthur Albuquerque, filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos), que é o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD).
Quem deve também se aproximar de Collor é o candidato a deputado federal Flávio Moreno (Progressistas). Na coligação da disputa pelo Executivo estadual, o Progressista se encontra junto ao União Brasil, que tem como candidato ao governo o senador Rodrigo Cunha, cuja vice é a deputada estadual Jó Pereira (PSDB).
Em um evento de Fernando Collor de Mello, na cidade de Penedo, quem pegou “carona” foi um trio-elétrico com adesivos do também postulante a uma cadeira de deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil). Gaspar de Mendonça já deixou claro – em um evento – que apoia Rodrigo Cunha. Porém, o trio dele pegou carona entre bolsonaristas espalhando o jingle e tudo mais...
Um outro candidato de direita no pleito é o vereador por Maceió, Fábio Costa (Progressistas). Costa não hipotecou apoio a Collor. É aguardar para saber se essa movimentação ocorrerá. Em todo caso, o vereador tem buscado reafirmar sua identidade, inclusive o jingle de campanha de Costa é uma paródia de uma das músicas utilizadas na campanha de Jair Bolsonaro.
É válido frisar que os candidatos aqui citados – em sua trajetória política, com mandato ou não – sempre se estiveram alinhados aos valores de uma direita, mas em função das conjunturas políticas viram seus partidos migrarem para outros grupos. Circunstâncias da política…