O Instituto Ibrape, em parceria com o Portal CadaMinuto, saiu às ruas entre os dias 12 e 16 de agosto e ouviu 1.992 alagoanos acerca de suas preferências de voto nas eleições deste ano.
A pesquisa está registrada sob os números AL-06055/2022 e BR-09259/2022 e tem intervalo de confiança estimado de 95%, com margem de erro máxima de 2,2% para mais ou para menos.
No cenário estimulado para o pleito de governador, Paulo Dantas (MDB) aparece na frente com 34% das intenções de voto, seguido de Fernando Collor (PTB), com 23%. Em seguida, vêm Rodrigo Cunha (UB), com 13%, e Rui Palmeira (PSD), com 7%.
8% dos entrevistados votariam em branco ou nulo e 15% não souberam responder.
Em relação à última pesquisa, Dantas teve um aumento de 1%, Collor e Cunha caíram 4% e 1%, respectivamente. Rui se manteve estável.
Em um possível segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, a pesquisa mostrou, também, que Dantas ganharia com 45% das intenções de voto, conta 28% de Collor. Nesse cenário, 17% votariam em branco ou nulo.
No terceiro cenário, Dantas também ganharia em um possível segundo turno com Rodrigo Cunha. A pesquisa apontou que o emedebista teria 46% dos votos, enquanto Cunha pontuou 21%. Outros 21% votariam em branco ou nulo.
Caso fosse ao segundo turno com Rui Palmeira, Dantas também sairia na frente, com 47% das intenções de voto. Rui aparece com 16%. Nesse cenário, 23% votariam em branco ou nulo.
O cenário mais acirrado em um segundo turno seria entre Rodrigo Cunha e Fernando Collor, que aparecem empatados levando em conta a margem de erro. Enquanto Cunha aparece com 31% das intenções de voto, Collor pontuou 28%. Outros 22% votariam em branco ou nulo.
Apoios
A pesquisa mostrou, também, a importância dos apoios políticos na hora de “puxar” votos para os candidatos.
Levando em conta esses apoios, no cenário estimulado para o Governo do Estado, Dantas também aparece na frente, com 46% das intenções de voto, tendo o apoio de Lula e Renan Filho. Logo em seguida vem Fernando Collor, com 21%, contando com o apoio de Jair Bolsonaro e Cabo Bebeto.
Rodrigo Cunha, contando com o apoio de JHC e Arthur Lira, pontuou 10% e Rui Palmeira, com o apoio de Antônio Albuquerque e Kassab, pontuou 5%.
10% não souberam responder e outros 8% votariam em branco ou nulo.
Senado
Na disputa a uma vaga no Senado Federal, o cenário não teve mudança desde a última pesquisa Ibrape/CadaMinuto divulgada.
Renan Filho (MDB) continua na liderança, com 58% das intenções de voto, e Davi Davino Filho (PP) vem em seguida, com 19%. Do Valle, Major Luiz Diego e Mário Agra pontuaram 1%.
12% dos entrevistados não souberam responder e 8% votariam em branco ou nulo.
Em relação ao último levantamento, Renan subiu 1% e Davi Filho teve um crescimento de 2%.