Isolda é uma das 13 lavadeiras que tira o pão de cada dia com o lavado de roupa de ganho, na Lavanderia Comunitária Cláudio Farais, que funciona em um espaço insalubre do antigo Centro Social Urbano, no Conjunto Santo Eduardo.

Isolda é uma das 13 lavadeiras que, ainda, lava roupa a mão e faz tempos espera retornos das pessoas, orgãos públicos, politicos  que passaram por lá, com promessas fantasmagóricas.

Quando a deputada estadual, Jó Pereira chegou à lavanderia, para um momento de escuta/conversas,  Isolda fez recepção e, mesmo antes de falar ,  a voz embargou, as lágrimas saltaram  e o abraço , entre as duas se deu de uma forma afetiva.

-Obrigada, deputada por ter olhado para gente. Nesses últimos 10 anos muita gente veio aqui e prometeu muito e não fez nada. A senhora fez o contrário, já trouxe antes de prometer.

E, pegando Jó pela mão levou-a a outra sala ,  e apresentou-a às amigas lavadeiras.

- Amigas, é essa mulher que tem olhado pela gente!

As palmas ecoaram.

E entre montanhas de roupas, sonhos em varais,  conversas robustas de vulnerabilidades  e muita, muita emoção a deputada estadual, Jó Pereira traduziu o sonho das meninas em um projeto viável: ou  seja, a criação da  primeira lavanderia comunitária em Alagoas.

Em 2023, o projeto  de criação  primeira lavanderia comunitária ,em Alagoas, sairá do papel.

Salve, as lavadeiras!