Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11), o governador Paulo Dantas (MDB) modificou o nome do Ginásio Presidente Fernando Collor de Mello, popularmente conhecido como Ginásio do Sesi, para Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão.
A publicação cita o Processo Administrativo nº E:01800.0000022179/2022.
O decreto, já em vigor, está em consonância com a importante Lei Federal 6454/1977, que veda, em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva a bem público, de qualquer natureza, pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta.
A Secretaria de Comunicação de Alagoas explicou que, após a aquisição do ginásio - que era privado - pelo Estado, houve a necessidade de modificar o nome, em conformidade com a legislação.
Falecido aos 86 anos, em agosto de 2021, Lauthenay era jornalista, ex-atleta e diretor do Museu dos Esportes, sendo considerado um guardião da memória do esporte alagoano.
O senador Fernando Collor (PTB) é um dos concorrentes de Dantas (candidato à reeleição) na disputa pelo governo de Alagoas em outubro deste ano.