Em uma sábado carioca ,23/07, essa ativista, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, em Alagoas, em parceria com a Marah Silva,do Ateliê Cretismo, no centro carioca recebeu a ex-senadora e candidata a deputada federal, pelo Rio de Janeiro, Heloisa Helena para uma conversa descontraída sobre seu estilo próprio de fazer política, sob o tema “A Politica do Dress Code" e outras conversas.
Uma conversa,aparentemente simplista, entretanto, abordou e embasou as possibilidades de diálogo entre as questões de pertencimento social, gênero e raça.
Como também repensou as noções normativas de sociedade e de identidade/existência dos sujeitos ,através de seus trajes.
Quando a Doutora em psicologia e mestra em Direito e em Ciências Sociais diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros. a viúva de Abdias . Elisa Larkin, soube da ação relacionou-a com uma proposta do e relata:"Como você certamente sabe, Abdias enfrentou essa questão quando assumiu na Câmara e no Senado. A proposta de Abdias Nascimento de incluir as roupas africanas no "dress code" do parlamento, assim como na ONU, foi tratada pela imprensa como uma palhaçada geral. Ridicularizaram a proposta e a figura de Abdias.
Eu adoraria ter visto essa conversa com a nossa senadora. Muito interessante!Mas no caso, eu não poderia mesmo por conta de outro compromisso
Arisia, fica aqui meu abraço de respeito e apreço por seu trabalho. Você traz uma abordagem ampla e variada, sobre temas e questões de alcance maior, que mostram como a questão racial está em todas as dimensões e aspectos da vida em sociedade. Isso é muito importante."
Eita, Elisa Larkin. Essa ativista fica feliz em saber que nossa memória da história fica armazenada em nossos DNAs de lembranças. Ancestralidade. Essa ativista não tinha conhecimento das propostas do grande ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras, Abdias Nascimento, mas, a informação consolidou e ressignificou, mais, ainda, a conversa , com as mulheres pretas do Rio sobre “A Politica do Dress Code".
Obrigada, pelas referências.
História que segue...
Saiba mais:
https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2022/07/24/essa-ativista-mobilizou-conversas-entre-a-pre-candidata-heloisa-helena-e-mulheres-pretas-no-rio-de-janeiro
https://www.instagram.com/atelie_cretismo_/