Se você sofre com retenção de líquidos ou se sente inchada, a drenagem linfática é um ótimo procedimento para amenizar esses desconfortos. No entanto, esse tipo de massagem também pode ser indicado para outras inúmeras finalidades, como a redução de celulite e a eliminação de toxinas do corpo.
Sabemos que em determinadas situações, nosso corpo pode passar por processos que causam inchaço, como na gestação, no período menstrual, após cirurgias e também após lesões ou traumatismo nos músculos. Se você está passando por algum desses momentos e tem sentindo inchaço e desconforto, esse texto é para você. Confira até o final!
O que é a drenagem linfática?
Antes de partir para as indicações, vou explicar um pouco o que é e como é feito esse procedimento. A drenagem linfática é uma massagem realizada com movimentos suaves e circulares, de bombeamento e deslizamento, mantidos em em um ritmo lento.
O principal objetivo da massagem é estimular e facilitar a passagem da linfa pelo sistema circulatório. A linfa, por sua vez, é um líquido que circula pelo nosso corpo, limpando o sangue e auxiliando no processo de imunização, permitindo aos glóbulos brancos desempenhar a função de defesa do organismo com a eliminação de vírus e bactérias.
Quando a linfa se acumula em excesso nos tecidos é que ocorrem os inchaços e as dores e é justamente nessas situações que a drenagem linfática é indicada. A seguir vou apresentar algumas das indicações dessa poderosa massagem.
Combater o inchaço
Como já foi citado anteriormente, em alguns casos o nosso corpo passa por um processo de inchaço e retenção de líquidos. A drenagem linfática é o procedimento mais recomendado para diminuir esses incômodos, uma vez que, através da massagem, é possível drenar os líquidos e as toxinas até os gânglios linfáticos, o que facilita a eliminação e alivia os desconfortos.
Combater a celulite
A drenagem linfática também é uma excelente alternativa para quem quer eliminar o aspecto de casca de laranja da pele, que muitas vezes também é causado pela retenção de líquidos. Sendo assim, a associação da drenagem linfática com outros métodos torna possível obter um resultado ainda mais satisfatório.
Melhorar a circulação sanguínea
Drenagem linfática e melhora da circulação sanguínea poderiam ser sinônimos. Isso porque a massagem estimula a microcirculação, o que contribui para a melhora da circulação sanguínea e diminui a sensação de pernas cansadas, além de evitar o aparecimento de vasinhos.
Favorecer a cicatrização e reduzir hematomas
Se você passou por algum tipo de cirurgia ou está com algum edema, a drenagem linfática pode ser uma excelente aliada na recuperação, já que a massagem acelera a cicatrização, uma vez que promove uma melhora na irrigação sanguínea, na oxigenação dos tecidos e na regeneração organizada das fibras.
Cuidados especiais e contraindicações
Em alguns casos, a drenagem linfática não é recomendada. A principais contraindicações são para pessoas com acne severa, uma vez que os movimentos durante a massagem podem piorar as lesões, e pessoas com machucados ou feridas abertas, já que as lesões podem evoluir para uma inflamação.
Por isso, é de fundamental importância procurar um profissional qualificado antes de realizar o procedimento. Na dúvida, entre em contato com um médico dermatologista e verifique quais os procedimentos são os mais recomendados para o seu caso. Agende um horário na EVA clínica e conheça todos os nossos procedimentos.