Na hora de comprar um imóvel algumas dúvidas costumam surgir. Uma das mais comuns é sobre se é melhor comprar o imóvel pronto ou na planta.
Mas uma decisão tão importante quanto a compra de um imóvel precisa ser muito bem pensada. Por isso, trouxemos os prós e contras de cada opção. Dessa maneira você poderá decidir qual delas é a melhor para você.
Imóvel pronto
Ideal para quem deseja se mudar de moradia rapidamente, a principal vantagem desse tipo de imóvel é, claro, o fato de ele já estar pronto para o novo morador.
Além disso, é um tipo de investimento menos arriscado, apresentando ainda a vantagem de que o futuro comprador pode conhecê-lo pronto e avaliar sua estrutura antes da compra. Portanto, as chances de haver surpresas desagradáveis depois de comprá-lo são menores.
Por outro lado, o custo desse tipo de imóvel tende a ser bem maior. Outro ponto que pode ser considerado um inconveniente, embora seja extremamente útil no quesito segurança, é que há mais burocracia envolvida no processo.
Imóvel na planta
Se para você estiver tudo bem esperar um pouco mais para se mudar, o imóvel na planta pode ser uma boa alternativa.
Entre as principais vantagens dessa escolha está o preço. Costuma ser consideravelmente mais em conta comprar o imóvel na planta do que comprar um imóvel, de perfil similar, já pronto.
Além disso, esse tipo de negócio dá mais possibilidade de planejamento financeiro para o comprador.
Mais um benefício desta opção é que, dependendo do empreendimento escolhido, é possível fazer alterações na planta antes do imóvel ficar pronto. Isso permite que o comprador o adapte ao seu gosto e às suas necessidades.
Por fim, como o futuro proprietário compra diretamente da construtora, não há o envolvimento de terceiros e a documentação costuma ser menos complicada.
No entanto, essa opção não tem só benefícios. Sua principal desvantagem é o risco que ela apresenta, o que faz com que muitos fiquem na dúvida na hora da escolha.
Como se trata de um imóvel que ainda não foi construído, ou finalizado, existe o risco de ele nunca ser entregue. Outra possibilidade é haver surpresas desagradáveis na entrega, como instalações erradas, por exemplo.
Imóvel pronto ou na planta: alguns cuidados
Independente da decisão ser pelo imóvel pronto ou na planta, é necessário tomar alguns cuidados.
No caso de um imóvel pronto é imprescindível que o comprador avalie bem o local. Não só a sua unidade, mas o empreendimento como um todo. Avaliar o estado da infraestrutura do imóvel e se há risco de infiltrações ou rachaduras são os principais.
Além disso, é importante se planejar financeiramente em qualquer um dos dois casos, mas para comprar um imóvel pronto o planejamento deve ser feito com ainda mais cautela. Isso porque as exigências financeiras tendem a ser maiores.
Contudo, para se proteger dos riscos de comprar um imóvel na planta e fechar o negócio da maneira mais segura possível, é muito importante investigar o histórico da construtora.
Ademais, se o comprador quiser evitar surpresas desagradáveis na hora da entrega, vale solicitar à construtora um memorial descritivo do imóvel.
Agora que você já sabe os prós e contras de imóveis prontos ou na planta, compartilhe esse texto! Além disso, inscreva-se em nossa newsletter para conferir mais conteúdos como este.