A pesquisa do Ibrape publicada hoje (26) no CadaMinuto reforça a tese de que o roteiro seguido por Paulo Dantas (MDB) e Fernando Collor (PTB) é certeiro, até agora.
O primeiro definiu como meta ter imensa visibilidade no cargo, ser o candidato de Renan Filho (MDB) e também ter no palanque o ex-presidente Lula (PT).
O segundo decidiu ser o candidato e ter o palanque de Jair Bolsonaro (PL) em Alagoas. Somar aos seus simpatizantes os bolsonaristas e como meta chegar ao segundo turno.
Os dados da pesquisa revelam que o rival do senador Rodrigo Cunha (União Brasil) - que já liderou outros levantamentos e agora é o terceiro atrás de Dantas e Collor, respectivamente - é o petebista.
Porque o objetivo de todos, incluindo Rui Palmeira (PSD), quarto colocado, é ultrapassar essa fase ‘classificatória’.
EM TEMPO - Há, ainda, alguns questionamentos feitos por especialistas após essa pesquisa:
1 - Quando começar o guia eleitoral, dez dias após os primeiros programas teremos um quadro melhor sobre todas as candidaturas. Os programas no rádio e na televisão vão focar na desconstrução do adversário. A pancadaria promete ser 'sangrenta', no sentido figurado, claro.
2 - Até onde vai o limite da paciência do bolsonarista Artur Lira (PP) em manter apoio e estrutura a Rodrigo Cunha. O presidente da Câmara tem ótima relação com Fernando Collor. Cunha terá que entregar resultados no curto prazo.
3 - Por fim, Rui Palmeira é competitivo e bem avaliado na grande Maceió. Mas se não agir como duro oposicionista, terá mais dificuldades.
Clique aqui e aqui e leia as duas reportagens sobre a pesquisa Ibrape/CadaMinuto.