No último sábado, professores de Educação Física da rede municipal de Junqueiro participaram de um curso de formação continuada. No encontro eles receberam instruções técnicas e várias dicas de como trabalhar o basquetebol com crianças de 1º ao 9º ano de escolaridade.

As aulas foram ministradas pelo Prof. Erivaldo Manoel, diretor de Esportes Coletivos do Clube de Regatas Brasil (CRB) e Coordenador de Esporte do Centro Universitário Mário Pontes Jucá. Ele começou o curso com a fundamentação teórica e, ao mesmo tempo, mostrando ser possível trabalhar a modalidade com diversos recursos existentes nas unidades escolares.

 

 “A formação nos permite vislumbrar a prática pedagógica através do momento do intercâmbio de experiências entre corpo técnico e professores. Tanto os professores quanto o palestrante estão aqui em caráter excepcional para melhor desenvolver o trabalho com as crianças e adolescentes', afirma Ana Beatriz, coordenadora de Educação Física da SEMED 

 

Ana Beatriz ressalta inda que todas as inovações que estão sendo implementadas pela Gerência de Ensino por meio da Coordenação de Educação Física, visam atender as demandas de progressos pedagógicos exigidos pela nova BNCC e devem ser pontuada nas necessidades dos alunos, nos espaços físicos disponíveis e nos recursos materiais das unidades escolares. “Reunimos essas três necessidades na hora de orientar os professores, de modo que eles sejam capazes de desenvolver um bom trabalho nas escolas”, conclui.

Atualmente, Junqueiro possuí quatro ginásios poliesportivos, três  quadras descobertas e diversos campos gramados mantidos pela Prefeitura. Destes, uma quadra [EMEB Profa. Maria do C. Costa] e um ginásio [EMEB Pedro Pereira da Silva] estão dentro dos espaços físicos destas unidades escolares. Para o prefeito Leandro Silva, novos ambientes para prática esportiva deverão ser construídos ao longo de sua gestão, a fim de sanar o déficit deixado pelos gestores do passado. 

Para a secretária de Educação, Jannesmar Palmeira da Silva, uma formação deste nível é muito importante para que os professores possam ensinar o Basquetebol na escola, uma vez que nem todos os professores de Educação Física possuem instrução nessa prática esportiva. “Eu e Ana Beatriz percebemos a necessidade de oferecer uma formação específica sobre o tema e incrementar ainda mais o esporte estudantil em Junqueiro”, explicou.

Por Samuel da S. Brito