O anúncio de Ronaldo Lessa  (PDT) como vice de Paulo Dantas  (MDB) deveria ocorrer nesta terça-feira  (19), mas o vice-prefeito de Maceió irá participar da convenção nacional de Ciro Gomes.

O martelo foi batido pelo trio formado por Paulo Dantas, governador e pré-candidato, Marcelo Victor, presidente da Assembleia, e Renan Calheiros  (MDB).  

Lessa participou, inclusive, de um jantar na noite de sexta-feira  (15) com a dupla Marcelo-Dantas, segundo me contaram fontes do PDT.

A maioria esmagadora das lideranças do partido defende essa aliança. As tentativas de JHC (PSB) e de Rodrigo Cunha  (União Brasil) chegaram tarde demias e não foram, desde o início, bem conduzidas.

Ainda de acordo com fontes, JHC jamais tratou o PDT e Lessa com o tamanho que a trajetória do ex-vereador, ex-deputado estadual e federal, ex-prefeito de Maceió e ex-governador merece.  

Exemplo disso é que durante todas as articulações para a formação do grupo de oposição ele jamais foi ouvido, consultado ou atendido em suas ligações, inclusive por Arthur Lira  (PP).

Outro exemplo ocorreu esta semana. Cunha agendou uma reunião com Lessa, na quinta-feira  (14), na sede do PDT. Na hora marcada apareceram dois assessores do senador.

Informado, o vice-prefeito também não compareceu e indicou membros do partido para conversar com os visitantes.

Por último - também segundo fontes - um deputado federal do grupo de oposição ofereceu cargos. Essa possibilidade foi rechaçada.

A inabilidade, a falta de visão - e até de noção política -, empurraram Ronaldo Lessa para o grupo de situação.