Trata-se de Gilvan Barros, natural de Girau do Ponciano onde começou na política como vice e depois prefeito. Ele também exerceu por seis vezes o mandato de deputado estadual em Alagoas.  

Em 2014 era candidato a vice-governador na chapa de Eduardo Tavares, que desisitiu da disputa. No parlamento foi substituído pelo seu filho, que tem o mesmo nome.

Gilvan Barros é o maior produtor de peixes do Tocantins, onde cria, principalmente, a tambatinga. O investimento foi financiado pelo banco da Amazônia, em 2014. A propriedade é referência e gera mais de 100 empregos diretos.

A descoberta do local como ideal para  o agronegócio ocorreu em 1982 quando ele viajou pela primeira vez para a região, que não havia sido desmembrada e ainda fazia parte do Estado de Goiás.

Agora Gilvan Barros disputa uma vaga de deputado federal pelo PP de Arthur Lira. Já o seu filho tenta a reeleição filiado ao MDB.  

O filho no partido da situação e o pai no da oposição foi o que sobrou da época em que o presidente da Assembleia, Marcelo Victor (MDB), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, eram aliados e estavam alinhados.

EM TEMPO - Segundo o google, ''Assim como o tambacu, a tambatinga é um peixe híbrido, obtido pelo cruzamento entre os ovócitos de uma fêmea de tambaqui e o sêmen de um macho de pirapitinga (Piaractus brachypomus).''