Em plena manhã do feriado desta quinta-feira, 16, (Dia de Corpus Christi) o governador de Alagoas, Paulo Dantas e o secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda concederam entrevista coletiva para a imprensa, anunciando uma grande notícia para milhares pacientes alagoanos, que há mais de um ano aguardam uma oportunidade de submeter a um procedimento cirúrgico.
Trata-se do lançamento do projeto “Maratona das Cirurgias” que visa atender inicialmente uma demanda de 2.500 cirurgias eletivas, conforme levantamento dos municípios via Cosems/AL, sobretudo de pacientes que ficaram impossibilitados de fazer esse tipo de procedimento nos últimos dois anos, devido o crítico período da pandemia da Covid-19, que obrigou os hospitais a ficarem praticamente exclusivo para atender pessoas afetadas pelo coronavírus.
O plano de trabalho engloba os seis novos hospitais e as clínicas da família recém-construídas em Maceió, no caso Benedito Bentes e Jacintinho; pois nessas unidades de saúde serão feitos os procedimentos ginecológicos, urológico, oftalmológicos, ortopédico entre outros.
O governador Paulo Dantas disse que para colocar essa fila em dia, o sistema de saúde estadual levaria cerca de dois anos. “Mas a meta nossa é zerá-la até novembro. Os hospitais públicos vão começar o mutirão já neste mês de junho. Os primeiros municípios que devem receber a ação são Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, no Alto Sertão, com início já na terça-feira da próxima semana” revelou Dantas.
"Nós estamos aptos a realizar as cirurgias nos mesmos locais das triagens. Vamos deixar o paciente próximo de sua localidade. As triagens servirão também para termos uma base das pessoas que vão precisar de exames e cirurgias. A previsão é que iremos ter mais de 500 pessoas por dia sendo atendidas nesse mutirão", pontuou o secretário Gustavo Miranda.