O Projeto Políticas Negras, iniciativa da Agbara Edições e Grupo Multietnico de Empreendedores Sociais em sua primeira edição, realizado no dia 11 de junho de 2022, no Espaço Cultural Agbara, em Porto Alegre. trouxe como pauta prioritária a discussão substantiva e ampliada sobre a representação política de pret@s, nos espaços de decisão,eleições de 2022 e as candidaturas negras.
Arísia Barros,ativista, escritora, professora e coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas foi a convidada-expositora da primeira edição do Projeto Políticas Negras e pontuou sobre a necessidade de agregar as falas locais, articuladas,nacionalmente, em rede, como estratégia de convivência, conhecimento, reconhecimento e diálogo, entre as representaçõe /entidades/ativistas/militantes, em que todos os territórios sejam devidamente respeitados e considerados.
Considerando o caráter da representatividade,condição "sine quo non" essa ativista propôs em seu discurso, que as entidades pretas gaúchas reinvidiquem ao senador Paulo Paim, para que sua segunda suplente, uma mulher preta assuma, simbolicamente, em referência ao 25 de julho, a cadeira do senado, como fortalecimento, sinal de respeito, do parlamentar, à luta antirracista e ao Dia Nacional da Mulher Negra e Teresa de Benguela, o 25 de julho.
O Políticas Negras juntou importantes representantes de entidades gaúchas, como a Secretaria de Igualdade e Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, ONG Grupo Multietnico de Empreendedores Sociais do Rio Grande do Sul e Grupo Haja Luz, escritoras ,ativista, militantes, etc e tal...
Segundo o empreendedor literário, Oscar Henrique Cardoso: “A participação das representações pretas no Projeto Políticas Negras foi algo excepcional. Foi além da nossa expectativa, contribuições de grande importância e com essa primeira edição damos o pontapé inicial para as a continuidade do Projeto, com reuniões mensais”.
Parabéns, Oscar pela iniciativa.
Salve!