Joel zito Araujo é um cineasta brasileiro buliçoso nos seus jeitos e maneiras de pensar o mundo e as relações humanas.
Joel zito é também diretor, roteirista, escritor, pesquisador.
Nascido em Nanuque, nas Minas Gerais, na verdade é um senhor do mundo. É considerado um dos responsáveis pela inserção do cinema negro, tanto na ficção, quanto no documentário, com filmes que ressaltam e discutem a estrutura racista e a desigualdade entre pret@s e branc@s.
De 13 a 15 de junho, Joel zito esteve em Maceió para divulgar seu mais novo filme, "O Pai da Rita” e o Marcos Sampaio, um produtor cultural, cabra resiliente, que faz tempo vem lutando pela sobrevivência do Centro Cultural Arte Pajuçara, foi o anfitrião do cineasta.
O lançamento do filme, O Pai da Rita, contou com um público seleto e aconteceu no retorno da Sessão Corujão, à programação do Arte Pajuçara, no sábado, 14 de maio.
The After Day.
Após o término da exibição, Marcos Sampaio assim descreveu “O Pai da Rita:“O filme de Joelzito é muito bom. Uma ficção inspirada, um mergulho na negritude Paulista, a partir do samba e personagens humanos e apaixonantes. Uma comédia para nos fazer pensar."
E o depoimento do Marcos Sampaio está contido na matéria do blog que Joel zito leu, gostou e utilizou como divulgação do O Pai da Rita.
Que bom!
E você já assistiu “O Pai da Rita?”
Não? Então, vai lá…
A deputada estadual, Jó Pereira foi apoiadora da ação.