Na sexta-feira essa ativista foi fazer, conforme o prometido, visita a Ong Amigos da Periferia, que fica localizada no Residencial Jorge Quintela, na parte alta de Maceió.

A Ong Amigos da Periferia é conduzida por Vania Gato, uma preta que traz escrito na testa, a palavra: sobrevivente.

Vania tem uma história de vida inigualável, que merece um capítulo à parte, e conduz a ONG como uma desbravadora, abrindo caminhos no chão de pedra, inventando possibilidades.

A Ong Amigos da Periferia funciona em um espaço, que abandonado, estava sendo depredado e alvo de roubos. Deveria ter sido um salão de festas, daí Vânia assumiu e com a consciência do coletivo imprimiu sua marca de agregar e investir nos potenciais humanos.

Quando cheguei à ONG, Vania estava em conversas com uma servidora do CRAS local, que inquiria sobre a ação da entidade.

Sentei ao lado, resguardei as palavras e fiquei aguardando minha vez. Conversa vai, conversa vem  a servidora do CRAS ouviu quando falaram sobre a ação do Expresso Cidadania e Vania explicou sobre os serviços oferecidos pelo  Expresso e essa ativista, meio conhecedora do projeto, atravessou a conversa e também falou.

A servidora do CRAS ficou entusiasmada:- “Se eu tivesse tido conhecimento antes, poderia dar uma palestra, criar uma proximidade. A ideia de ofertar serviços de saúde, atendimentos médicos de várias especialidades, exames de alta complexidade, doação de óculos e tantos outros benefícios. em um ônibus móvel, é fantástica, principalmente para uma população pobre como a nossa, que não tem o devido acesso à saude.Eu mesma, vou começar a divulgar”- enfatizou.

O Expresso da Cidadania é uma ação, do Instituto João José Pereira, que acontece, desde 2016, com atendimento a milhares de pessoas, e a deputada estadual, Jó Pereira materializa com a ação, a política assertiva do seu mandato parlamentar, que é essencialmente, cuidar de pessoas.

De verdade!

Salve, deputada estadual Jó Pereira!