Os Diálogos Atemporais, Aquilombamento em Conversa, parte 2, é uma continuidade do Iyagbas Afro Contemporâneas – Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, ocorrido, dias 16 e 17 de dezembro de 2021, e surge como mais uma estratégia coletiva e educativa para discutir e substantivar o processo histórico, contemporâneo do protagonismo, resistência das mulheres e a consequente organização política nos quilombos alagoanos.
Uma das metas dos Diálogos é a elaboração, a partir da comissão formada, do Estatuto Social do Fórum Estadual Permanente de Mulheres Pretas e Quilombolas de Alagoas – FEMQAL, que dará sustentabilidade às ações dos territórios.
A comissão formada por representações quilombolas, sociedade civil, poder públicos e técnicas da secretaria de educação do município de Teotônio Vilela, vem, desde 13 de maio se debruçando em um processo colaborativo de criação.
Por conta das chuvas, as representações quilombolas não se fizeram presentes, entretanto, caminhamos em um ajuntamento de muitas mãos, fazeres e saberes.
Estiveram presentes a professora-doutora Marta Nunes, uma das referências do movimento negro gaúcho que trouxe suas contribuições para o Estatuto, como também Erica Pereira, analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae.
Os Diálogos Atemporais, Aquilombamento em Conversa, parte 2, ocorridos dia 31 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Educação potencializou protagonismo, ativismo, identidade de um povo, em um estatuto social, como investimento afro histórico.
E essa proeza conta com o olhar atento da secretária Noêmia Maria Barroso Pereira Santos que ciente da importância da ação elencou uma especialíssima e comprometida equipe de profissionais fomentadoras de novas narrativas.
E essa equipe tem nome de mulheres Vilma, Nilda,Carol,Rosangela, Tereza.
Obrigada!
Os Diálogos Atemporais, parte 3, acontecerão em uma comunidade remanescente quilombola.
Diálogos Atemporais-Aquilombamentos, em Conversa é uma iniciativa do mandato da deputada estadual, Jó Pereira e conta o apoio da Prefeitura de Teotonio Vilela, através da Secretaria de Educação, , Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e Instituto Raízes de Áfricas