A deputada estadual, advogada, Jó Pereira tem uma postura política assertiva, e instaurou, na Casa de Tavares Bastos, o protagonismo feminino, maduro, eloquente e substantivado por debates importantíssimos.

Um protagonismo que, pouco a pouco, vai rompendo com o sistêmico mando androcêntrico, nos espaços do parlamento.

Por acreditar que lugar de mulher é onde ela quiser foi a única parlamentar, da Frente Feminina da Assembleia Legislativa do estado de Alagoas, a votar na única chapa, para o governo-tampão, encabeçada por uma mulher preta.

O nome disso é sororidade, que sai da boniteza dos exaustos discursos teóricos para virar ação verdadeira.

Lugar de mulher é onde ela quiser!

A deputada estadual tem investido, partindo do princípio da emancipação feminina, na formação política de mulheres quilombolas, em Alagoas, cujos quilombos são territórios açodados pelo descaso institucional. 

Jó Pereira é uma parlamentar que se debruça, com profunda compreensão sobre as quase, intransponíveis, muralhas sociais, espaços periféricos tensionados pela opressão da pobreza, a fome.

É ela quem durante os últimos 7 anos vem quebrando o silêncio institucional sobre a real finalidade do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza-FECOEP, na busca de romper o ciclo da miséria, da fome castradora, incapacitante.

Muita gente, em Alagoas passa fome.

Jó Pereira é protagonista de uma história política que vem sendo construída, com perspicácia, É um insurgente movimento que acredita em realidades mutáveis e propõe conversas ampliadas, com caráter de empatia e proximidade com a coletividade das gentes. Um diálogo que saia da indiferenciação  estatal no cuidar das pessoas.

Ao promover um diálogo inteligente com outras linguagens, desafiando fronteiras e substantivando a importância de descobrir ângulos, lugares, novas percepções, o mandato parlamentar da deputada estadual, Jó Pereira aumenta  seu leque de experiências sobre gentes, seus jeitos e maneiras.

Todas.

Todos.

Todes.

E, por conta dessa percepção aguçada, respeitando as diferenças, com um sentido plural, a deputada Jó Pereira foi homenageada, no sábado, 29/05, na 1ª edição do Prêmio Guerreiros da Diversidade, pelo Grupo Gay de Maceió, na categoria parlamento, com o Chapéu Guerreiros da Diversidade.

Caiu como uma luva.

Parabéns, deputada!

Foto: Joyce Beatriz