Quarta-feira, 25 de abril foi um dia de chuvas intensas,em Maceió. Trânsito caótico,ruas alagadas e muita, muita água caindo, mas, isso não impediu que 200 mulheres se fizessem presentes à IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Maceió.
A IV Conferência teve como tema:"Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia", que não acontecia faz 11 anos, foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da Prefeitura Municipal de Maceió, e ocorreu no auditório da Faculdade SEUNE, localizado na Avenida Dom Antônio Brandão, Farol.
Participaram mulheres de vários segmentos sociais: feministas, mulheres das periferias, universidades, movimentos negros, advocacia, deficiência,ONGS, LGBT e um mundo inteirinho de diversidades.
A Conferência marcou a retomada, nos últimos dois anos, dos grandes encontros cuja temática é feminina e aproximou gerações de luta. Durante a atividade foi prestada homenagens às antecessoras dos Conselhos de Mulheres.
Teve mulheres de todos os lugares e as divergentes concepções, em alguns momentos fez gerar debates mais acirrados. Faz parte do jogo político.
A Conferência foi ação ímpar, porque depois de uma pandemia tão agressiva, isolamentos impostos, ficou explicito que a força de luta das diversas mulheres alagoanas, não esmaeceu, continua seguindo a trilha das políticas públicas dos direitos.
Foi também e principalmente um reencontro de gentes, pessoas e propósitos.
Isso deve significar sororidade, não é mesmo?
Casa lotada na IV Conferência para as Mulheres de Maceió. Parabéns, secretária Ana Paula e equipe pela competente e brilhante mobilização.
Salve!