Maria Clara Gomes da Silva, 05 anos desapareceu dia 19 de julho de 2019, do bairro do Vergel do Lago, periferia de Maceió.
E no dia 19 de maio de 2022, a menina completou 6 anos.
Maria Clara fez 6 anos exatos, 10 meses ,após o dia que desapareceu.
Onde está Maria Clara?
E para auxiliar na busca pela menina, essa ativista, acompanhada da Yasmim, vizinha de Maria Clara, levou Jéssica, a mãe, para realizar a coleta do DNA, no Instituto Médico Legal, na parte alta da capital alagoana.
Fomos recepcionadas pelo Dr. João Alfredo, um profissional amável e extremamente acolhedor. Jéssica, uma mulher de poucas falas, falou um bocado na presença do médico e Yasmim, também se sentiu muito à vontade.
Segundo a coordenadora do projeto em Alagoas e chefe do Laboratório Forense do Instituto de Criminalística (IC), Rosana Coutinho: “ a partir do material coletada será traçado o perfil genético e lançado no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) e através desse banco, pode-se identificar os possíveis vínculos genéticos entre familiares e pessoas desaparecida. É mais uma ferramentada que ajuda na localização dos desaparecidos, vivos ou mortos. É importante que que a família possa fechar o ciclo da espera, é como um luto que não se fecha."
Maria Clara Gomes da Silva, foi vista pela última vez na orla lagunar do Vergel do Lago, parte baixa de Maceió, após sair de casa para brincar com uma amiga.
E é na orla lagunar do Vergel do Lago (próximo ao balanço gigante) que será realizado , em 25 de maio Dia Internacional das Crianças Desaparecidas o Ato ‘Vozes no Silêncio-Onde estão Nossas Crianças?” para lembrar Maria e tantas outras pessoas desaparecidas,uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, com apoio de diversos parceiros.
Dia 25 de maio é dia de África.
‘Vozes no Silêncio-Onde estão Nossas Crianças?”
Onde está Maria Clara?