Diz o mundo político que toda pessoa almeja na vida ter saúde, depois ter dinheiro, poder e reconhecimento público.
Dinheiro e poder são difíceis de conquistar, mas o reconhecimento público é ainda mais difícil porque depende de como você conquistou o dinheiro e o poder.
O dinheiro e o poder são importantes na vida do político, mas sem reconhecimento público os dois não valem nada.
Porque se algum dia ficar sem cargo é esquecido pelos supostos amigos, sua casa fica vazia, o telefone para de tocar e nem é cumprimentado por onde passa.
(São tantos personagens do passado e atuais que serviriam aqui como exemplo, não é mesmo caro leitor?)
Mas, tudo isso pra dizer que existem casos - pouquíssmos - de relação política calçada na lealdade, no prestígio.
O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, (PSD), ajudou a eleger e reeleger vários veradores em 2020, no seu segundo mandato. Antes, em 2018, outros assumiram cargos de deputado.
Agora, pré-candidato e em segundo lugar nas pesquisas para o governo, dois vereadores o apoiam, ambos do PSD, casos de Joãozinho e Samyr Malta - que foi líder de Rui na Câmara.
Pré-candidato a deputado estadual, Samyr atende politicamente em uma sala na sede do partido, quase ao lado da de Rui, onde ambos montaram a chapa proporcional.
''Dos políticos que conheci e convivi - sem contar o meu pai, César Malta -, só vi dois políticos que cumprem a palavra: o ex-governador Geraldo Bulhões e Rui Palmeira. Daí a minha admiração porque são pessoas sérias, leais'', afirma ele.
No final do ano passado, Rui Palmeira publicou a seguinte mensagem no seu Instagram: ''Hoje finalizamos nossos atendimentos em nosso escritório político nesse ano, quero agradecer aos vereadores @samyrmaltaamaral e @joaozinhomaceio por todo apoio, amizade e gratidão - qualidade raríssima no nosso ramo - e que venha 2022!!!''