Maria Clara Gomes da Silva , uma garotinha de 5 anos, desapareceu dia 19 de julho de 2021 quando saiu de casa à tardinha , no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, AL, para ir brincar na casa de uma amiguinha, bem próximo de onde morava.
Maria sumiu em torno de 18 horas e dez meses após ninguém sabe onde está a menina.
Preta, pobre e periférica Maria representa o perfil da grande maioria de pessoas desaparecidas em Alagoas, entre pardas e pretas constitui em torno de 88%, 17,38% são brancas e 1,34% são amarelas.
Dia 25 de maio é Dia Internacional das Crianças Desaparecidas e para lembrar Maria e tantas outras pessoas desaparecidas, o Instituto Raízes de Áfricas, com apoio de diversos parceiros realiza o Ato ‘Vozes no Silêncio-Onde estão Nossas Crianças?”
Dia 25 de maio é dia de África.
O Ato acontece às 11 horas na orla lagunar, no bairro do Vergel do Lago, e tem como objetivo não só sensibilizar a sociedade para o tema, como também criar espaço singelo de acolhimento para as famílias presentes.
Segundo a deputada estadual , Jó Pereira, autora dos Projetos de Leis nº829/2022, nº830/2022, que tramitam na Assembleia Legislativa de Alagoas:"É urgente a aprovação da Política Estadual de Prevenção, Acolhimento, Acompanhamento e Busca de Pessoas Desaparecidas em AL.”
Cadê Maria Clara?
‘Vozes no Silêncio-Onde estão Nossas Crianças?”