Cada grupo comemora e interpreta a pesquisa divulgada pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) pelo seu ângulo de interesse e interpretação.

O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) divulga que é líder - e é de fato - e diz que ''Fico feliz com o resultado, mas afirmo que percorreremos uma longa jornada e há muito ainda por avançar”.

O segundo colocado, o ex-prefeito Rui Palmeira (PSD), continua bastante silencioso. Em sua rede social publicou uma foto em companhia do seu pai, Guilherme Palmeira (clique aqui).

Já membros do grupo de Paulo Dantas (MDB), satisfeitos com o crescimento do parlamentar na pesquisa estimulada, mergulharam profundamente na análise dos detalhes.

Como dizem que os segredos de 'deus e do diabo' estão nos detalhes, detectaram que o parlamentar está a frente de todos os adversários na pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistador não oferece qualquer nome para escolha do entrevistado.

Tudo bem que o primeiro colocado é o ex-governador Renan Filho (MDB) - 5,8% -, mas ele vai disputar o Senado e é apoiador de Paulo Dantas.  

Tudo bem também que Não sabe/ Não respondeu atingiu estratosféricos 74,6%; e Ninguém/Branco/ Nulo, 8,5%.

Mas é fato que Paulo Dantas apareceu com 4,3% das intenções de voto; Rodrigo Cunha, 3,3%; Rui Palmeira, 1,1%; Antonio Albuquerque, 0,8%, Regis Cavalcante, 0,1%, outros nomes citados somados, 1,5%.

No quesito ''Não votaria nele de jeito nenhum para Governador do Estado de Alagoas'', vale destacar que Paulo, Rui e Cunha estão muito próximos, 24,4%, 28,1%, 22,5, respectivamente.

Outro detalhe fundamental percebido é quanto ao quesito ''Não o conhece suficientemente para opinar''. Paulo Dantas, com 28,8%, bate Rui, 9,1%, e Cunha, 10,9, mas fica atrás de Albuquerque e Regis, ambos com 43,2%.

(Clique aqui e veja outros dados da pesquisa  espontânea) 

Por fim, a confirmação da excelente situação de Renan Filho na disputa para o Senado, 45,8% das intenções - mais que o dobro do segundo colocado, Fernando Collor, (PTB), 22,5%, e a folgada liderança do ex-presidente Lula (PT), 51,1%; Bolsonaro (PL) com 27,5%; e Ciro Gomes (PDT) com 4,6%, deixou o estrategista Marcelo Victor e seu aliados, segundo fontes, animados com o planejamento. (clique aqui e leia a pesquisa para presidente e senador).

Agora, sabem que é fundamental resolver o imbróglio jurídico da eleição indireta na Assembleia para preenchimento dos cargos vagos de governador e vice para dar maior visibilidade a Paulo Dantas.

A esperaça da turma é que tudo seja resolvido até o final desta semana.  

Em Tempo -  A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº AL-02627/2022. O levantamento ouviu 1.510 eleitores em 33 municípios entre os dias 27 de abril e 02 de maio de 2022. O nível de confiança de 95%. A margem de erro é de aproximadamente 2,6%.