Não sei se você lembra, ex-governador, Renan Filho que, dia 14 de novembro de 2019, (no platô da Serra da Barriga) depois de uma boa conversa, essa ativista mostrou a necessidade de valorizar jovens escritor@s das periferias alagoanas, daí, você determinou que faríamos um Sarau Afro, no Palácio Floriano Peixoto, para recepcionar a juventude preta e periférica e suas artes.
Era o lançamento de Odo Livro Preto de Poesia, um livro de iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, com apoio do governo do estado de Alagoas.
O lançamento da única obra no gênero em todo Brasil e que abriga arte pura. Sonhos de meninos e meninas pret@s das periferias, mas, todavia, entretanto, contudo não aconteceu.
O secretário de comunicação, a quem você delegou a organização da demanda, bem que tentou, mas, sua agenda inchada de assuntos importantes, não comportava uma ação simplória feito essa.
Coisa de preto, né?
Foram dois anos de tentativas exaustivas dessa ativista e, ao longo da espera muita coisa aconteceu. Um dos meninos poetas foi assassinado, outros se perderam nas trilhas das invisibilidades e alguns não conseguimos contactá-los.
Mas, não nos desestimulamos e saímos à caça d@s jovens poetas para convidá-l@s, (dois anos após uma espera, quase infindável), para o lançamento de Odo Livro Preto de Poesia que, finalmente, aconteceu no dia 30 de abril, no Mirante da Santa Amélia, parte alta da cidade.
Graças ao importante apoio da deputada estadual, Jó Pereira.
E é um dos jovens autores, do municipio de Maragogi,AL, que fala sobre: “Sabemos que a juventude negra é sempre marginalizada, então acredito que a poesia e a escrita trazem representatividade para outros jovens, para que eles acreditem que são capazes de fazer o que quiserem”, pontuou Alexandro Santos, que também é um dos escritores de Odo.
Contamos com a parceria da Prefeitura de Maceió, através da da Secretaria Municipal de Turismo, Fundação Municipal de Ação Cultural e Assessoria de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Governo (SMG)
É isso, Renan Filho lançamos Odo Livro Preto de Poesia, e se você quiser enviamos um exemplar autografado pelos jovens poetas,poetisas pret@s, periféric@s.
Quer?
Obrigada deputada, Jó Pereira.
Salve!