A deputada estadual Jó Pereira, mesmo em épocas de MDB, já era uma crítica da gestão do ex-governador Renan Filho (MDB). Em muitos momentos, “bateu mais forte” no governo do que os membros da oposição.
Não por acaso, em um desses episódios, o deputado estadual Olavo Calheiros (MDB) – tio do ex-governador – disse que Jó Pereira era oposição, ainda que de forma irônica.
Portanto, críticas de Pereira a Renan Filho não são novidades. A diferença é que, agora, fora do ninho emedebista, e fazendo parte do tucanato, a parlamentar surge com muito mais liberdade para soltar o verbo. Antes, Jó Pereira era oposição de fato. Agora, é de fato e de direito.
Logo, ninguém pode dizer que é novidade o tom mais duro de Pereira para cima do ex-governador. Desta vez, a deputada estadual “neotucana” resolveu “analisar” as falas de Renan Filho sobre o aumento da tarifa de energia elétrica.
Jó Pereira dá a entender que o ex-governador usou da hipocrisia, pois o ex-chefe do Executivo estadual “penalizou a população alagoana na tarifa de água e esgoto”.
“Não podemos deixar de ressaltar quando um gestor público tem um discurso de cobrança sobre aumentos quando sua prática foi idêntica. Agora o ex-governador Renan Filho faz críticas ao reajuste anual contratual nas contas de energia elétrica em Alagoas e nos demais estados do NE, mas quando pôde, não garantiu a menor tarifa nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos alagoanos, na privatização da distribuição feita pelo seu governo”, colocou Pereira.
De acordo com ela, Renan Filho escolheu fazer o processo de privatização não pela menor tarifa, “mas por receber recursos e permitir as tarifas de recuperação dos investimentos”. “Quem vai pagar essa conta? Como já sabemos desde setembro do ano passado, nós todos, consumidores de água e do serviço de esgotamento sanitário”, complementa.
Em outras palavras, na visão de Jó Pereira, a crítica do governador em relação à tarifa de energia elétrica é uma tentativa de aproveitar o assunto para fazer palanque eleitoral. “Criticar o aumento de energia sem considerar os aumentos que ocorreram, e que ocorrerão, na tarifa de água e esgotamento é incoerente é eleitoral”.
Pereira ainda elogiou o governo federal por adotar a bandeira tarifária verde, de forma antecipada, para amortecer os impactos do aumento da tarifa de energia elétrica. “Essa medida possibilitará que os consumidores sejam menos impactados”, colocou a deputada estadual.
No PSDB em função dos acordos políticos liderados pelo deputado federal Arthur Lira (Progressistas), Jó Pereira é o nome cotado para ser a vice do senador Rodrigo Cunha (União Brasil), na disputa pelo governo estadual. Evidente que esse componente também está presente e aquece os discursos em razão do momento político-eleitoral. Não esqueçamos disso, evidentemente.