Teodoro dos Santos Lima é coordenador do movimento, União Nacional Camponesa (UNC)  e presidente do Instituto Caetés de Desenvolvimento Social. É o atual dirigente do Assentamento Mangabeiras ( massa falida da Usina Laginha) que possui cerca de 50 famílias e está localizado em terras do município de União dos Palmares. 

Na sexta-feira 22  de abril, atendendo convite do  dirigente a deputada estadual, Jó Pereira  esteve em um aprofundado diálogo com cerca de 100 posseir@s, na sede de reuniões do Assentamento Mangabeiras ( massa falida da Usina Laginha).

E Teodoro abre a voz, no dizer: “Eu sou semianalfabeto ,mas, entendo que está acontecendo uma espécie de paralisia na democracia. Você não precisa falar a minha  língua ,mas, precisamos unir as línguas quando o objetivo é único. Nós precisamos nos unir como pobres, pois, os ricos sabem fazer isso muito bem.

Nós não somos sem-terra somos posseiros. E temos documentos para provar isso.

Os acampados da reforma agrária, ainda não abriram a mente. A gente precisa lutar junto de quem está fazendo política pública com a gente. É preciso que a gente se una. Na hora que nos dividmos, enfraquecemos.  

E , essa mulher determinada, valente  deputada estadual, Jó Pereira,  tem marchado do nosso lado e oficialmente, ela se torna nossa madrinha de lutas"- finalizou

Sob aplausos, a parlamentar agradeceu: "Minha terra natal é  cheia de pequen@s produtor@s, pessoas que acreditam. Meu pai ensinou a mim e meus irmãos a apoiar  pequen@s produtor@s.

Acreditamos na política pública de reforma agrária e nossa atuação é sempre focada em  trabalhar com e para pessoas"- ressaltou a parlamentar.

Compondo a frente de honra ,ao lado de Teodoro e da deputada, estavam Elisangela, Dinaldo, Gilvan, Célio, coordenador@s de Família , o advogado Dr. Carlos e a advogada gaúcha,Abigail