Alagoas tem 1.423 registros de desaparecidos de acordo com o Sistema Nacional de Identificação e Localização de Pessoas Desaparecidas (Sinalid)
Dentre os muitos desaparecimentos de pessoas, o caso Maria Clara Gomes da Silva vem chamando a atenção, e em resposta a demandas sociais, a deputada estadual, Jó Pereira se reuniu com delegad@s responsáveis para solicitar medidas, mais efetivas, para que o caso “adormecido” volte a ser pauta de investigações.
A reunião ocorreu, na sede da DEIC, nesta terça-feira, 19 de abril, coincidentemente, no mesmo dia que completam 9 meses do desaparecimento da menina Maria Clara.
Em substantiva roda de conversa, da qual participaram, a delegada Adriana Gusmão, titular da Delegacia Especializada dos Crimes Contra a Criança, da Polícia Civil, o delegado Gustavo Xavier, responsável pela Gerência de Recursos Especiais da Divisão Especial de Investigação e Capturas (GRE/Deic) e e o chefe de operações da Delegacia de Crimes contra a Criança e o Adolescente (DCCCA), Alan Barbosa, diversos aspectos do caso foram discutidos
Os profissionais falaram sobre as diversas investigações realizadas, visando o esclarecimento , e foram unânimes em classificar o desaparecimento da menina Maria Clara, como um caso complexo e repleto de nuances.
A deputada estadual, Jó Pereira se posicionou de forma assertiva: “Não é só o desaparecimento em si, são múltiplos os fatores envolvidos, desde a pobreza extrema e outras questões fundantes e relacionadas. É necessário que tenhamos uma rede de atendimento, com uma equipe multidisciplinar para que além dos detalhes técnicos, haja o investimento na humanização do processo, olhar diferenciado do cuidar de pessoas. São famílias que se tornam órfãs de gente, viva ou não. São herdeiras, da dúvida, do sofrimento que se arrastam, às vezes por longos períodos e adoecem. Essas pessoas precisam de acompanhamento especializado, dos cuidados do Estado".
A deputada propôs ainda, articulação com o Conselho Estadual de Psicologia e a adesão de psicólogos forenses, dentre outras medidas.
Finda a reunião o delegado, Gustavo Xavier se dispôs a retomada das investigações, com um atendimento especializado.
Salve!