Angeline Izabel Silva Santos é agricultora biológica e mora em Coimbra, Portugal ,com sua filha, Maria Luiza.
Angeline está passando férias em Maceió ,e, no dia 06 de abril enviou a essa ativista, mensagem via zap-zap:
“ Estou em Maceió, e vi que costumas ir a Serra da Barriga, gostaria de ir lá , em tua companhia, pra que Maria Luiza também construa/resgate essa identidade, o pertencimento com a nossa terra.”
Maria Luzia tem 18 anos e saiu de Alagoas com 13, portanto tem 5 anos que mora em terras lusitanas e traz hiatos de conhecimento sobre a questão do escravismo e resistência de pret@s.
A menina faz o ensino médio, em Portugal, área de humanas e diz que a referência ao Brasil nas pontuações escolares são muito rasas, e a mãe enfatizou que a visita à Serra da Barriga foi como ouvir o outro lado da história.
Foi um domingo, com o apoio da deputada estadual, Jó Pereira, de traçar trilhas e que a equipe do Instituto Raízes de Áfricas, Mirian e José Augusto debulharam palavras no recontar passos, do alto da Serra até a Lagoa dos Negros.
Foi um domingo de aproximar , para a adolescente, Maria Luiza, a história que se conta, lá em Portugal, dos saberes vivenciados nos territórios de pret@s, bem no chão das Alagoas.
Depois da Serra fizemos um rápido tour pelo Quilombo de Muquém e para encerrar com chave de ouro fomos recepcionadas pelo Adeilton Lima no Recanto Mirante das Águas (@aguasmirante).
O Instituto Raízes de Áfricas presenteou as visitantes com camisas temáticas e uma “jaca” (risos). E contamos com o suporte da Família dos Anjos.
-Foi um dia maravilhoso.Muito honrada e grata, querida professora!- agradece, Angeline.
E a deputada, Jó Pereira arremata:- É muito importante que jovens tragam , em sua vivência de mundo, o real conhecimento da história, como uma a âncora que dá suporte para o auto-conhecimento. Muito bonito de ver essa preocupação da mãe Angeline, na educação da sua filha. Parabéns!"
E atendendo ao desejo da mãe, Maria Luiza conheceu o Quilombo dos Palmares, graças ao apoio da deputada, Jó Pereira. Salve!
E, já estão de volta a Portugal.
Boa viagem de volta, meninas!
E Feliza Páscoa!