Um dia, no meio da manhã recebo um telefonema do então secretário de comunicação, Ênio Lins, em nome do ex-governador, Renan Filho. Era um ultimato-convite para participar de almoço que acontecia no salão principal do Palácio Floriano. 

O almoço foi uma solicitação de representações do movimento negro ao governo e  essa ativista não foi convidada. Ao sentir a ausência, Renan solicitou a Ênio que o convite fosse feito.

- Convide a professora, Arísia Barros, ela é muito importante nesse momento

Foi um gesto simpático, amistoso e de muito reconhecimento. E o tempo todo no almoço, Renan Filho foi de uma gentileza ímpar e aconchegante , me conceituava, entre gracejos, como uma militante braba.

Em outro momento essa ativista foi recepcionada em seu gabinete para um diálogo sobre as políticas da igualdade racial. E ele, de quando em vez, dizia, que fui a única  a ser recepcionada dessa maneira.

Em praça pública, durante o lançamento do Programa Ronda no Bairro, Renan divulgou e referenciou o blog dessa ativista:- Leia o blog da Arísia Barros, ela escreve muito bem.

Após o encerramento de uma ação na SEPREV ficamos quase 40 minutos numa conversa muito intimista, aproximada. E fiz a observação  que nesse dia ele tinha despido o terno de governador, porque estava muito leve, e só aí notei que seus olhos são azuis.

A última vez que estive com Renan Filho foi em uma mesa de almoço, no 20 de novembro, no alto da Serra da Barriga. 

Durante , os 7 anos e meio da  administração de Renan Filho, no executivo estadual, essa ativista, através , das conversas longas, insistentes, exemplificadas  buscou sair do patamar da teoria para a prática conclusiva, ou seja a implementação de politicas públicas de promoção a igualdade racial, um trabalho institucional assertivo de combate ao racismo estrutural.

 Não aconteceu.

As políticas empacaram e como essa ativista, obviamente, tem como missão o ativismo que busca respostas ,ao longo da caminhada, a voz do diálogo se fez monólogo. Não chegamos a um denominador comum.

Ocasos.

Independente dos caminhos diversos e diferentes, que hoje trilhamos, e,  em nome  das boas prosas que tivemos, essa ativista deseja boa sorte, a Renan Filho, na caminhada que se anuncia.

Obrigada!