Conheci o professor, José Ilario da Silva tem um par de anos. Sempre foi um grande apoiador, incentivador das ações afirmativas, com foco na construção da auto-estima e o enfrentamento ao racismo, que durante alguns ano essa ativista realizou, no município, de Belém.
Belém fica a 106 km da capital Maceió.
E tarde dessa terça-feira conhecemos a prefeita de Belém, Ana Paula Santa Rosa e fizemos uma intervenção discorrendo sobre as ações afirmativas no municipio e falamos da oficina Construção Simbólica da Identidade Quilombola" realizada, em 2016.
A oficina objetivou a reafirmação simbólica da memória coletiva, ligada à trajetória da construção de identidade negra de quilombolas e não-quilombolas, afirmando o pertencimento à história, reelaborando, afirmativamente, o pertencimento do ser pret@.
Ana, ouviu atentamente e foi prática:- Nós pensamos em organizar ações, mas, a pandemia nos impediu, inclusive Ilário fala muito em você. Vou pedir que ele entre em contato para iniciarmos um trabalho na Comunidade de Remanescentes Quilombolas da Serra dos Bangas.
Estamos no aguardo, prefeita.
Obrigada, Ilário pela deferência ao nome dessa ativista.