A Margarete Geraldo nasceu e se criou no Quilombo Chã do Saco, Sítio Novo, zona rural de Taquarana, município a 83,53  km da capital, Maceió, em Alagoas.

Margarete é a presidente da Associação das Mulheres Quilombolas de Taquarana e representante do Fórum Estadual Permanente Mulheres Quilombolas Enfª Elizete dos Santos. 

A grande comandante, uma mulher com muita disposição para identificar oportunidades e transformá-las em negócio lucrativo para a comunidade.

No Quilombo Chã do Saco há muitos vazios institucionais. Como muitos outros e tantos quilombos nas terras de Palmares, são pobres de marré-marré-deci.

Os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas são imensos. A pobreza se avizinha e causa profundas inquietações sociais. 

“Falta tudo, por aqui e não temos nenhuma ajuda institucional. Para sobreviver a fome, precisamos contar com a capacidade das mulheres de pensar alternativas de sobrevivência. Mas, o sol se abriu para o Quilombo quando, conheci a deputada Jó Pereira e logo após, em uma audiência pública , conheci Arísia Barros. E participamos do Fórum  Iyagbas Afro Contemporâneas – Fórum Estadual de Conversas, Quilombolas, Pretas, Periféricas, em dezembro de 2021,organizado pelo Instituto Raízes de Áfricas.

No Fórum estreitamos a conversa com a deputada falamos da produção própria de bolos, salgados, etc, como também das urgências e da necessidade de criar um instrumento de geração de renda para o território.

E, fui direto ao ponto: deputada, precisamos de um forno industrial, e três meses depois, na quinta-feira, 24 de março, a deputada Jó Pereira visita nossa comunidade para fazer a inauguração do forno e provar das nossas iguarias. E com toda modéstia nossos produtos são de dar água na boca.

Com a doação do forno industrial, a deputada estadual, Jó Pereira criou condições necessárias para o acesso do Quilombo Chã do Saco, Sítio Novo a um negócio nosso, geração de renda. E para nós, principalmente a mulheres isso tem uma importância significativa'- afirmou Margarete ,com um sorriso atravessando a alma.

Parabéns, Margarete e todo Quilombo.

Valeu, deputada, Jó Pereira!