Depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou que registrou, em fevereiro, o menor número - na história do país - de adolescentes de 16 e 17 anos com título de eleitor, a cantora Anitta “convocou” a turma dessa faixa etária para votar no pleito de outubro deste ano, levando outros famosos a fazerem o mesmo.
Em Alagoas, o apelo também encontrou eco.
A ex-senadora Heloísa Helena (Rede) escreveu no Twitter incentivando a “juventude a tirar seu Título de Eleitor pra não deixar que seu destino seja escrito por um bandido qualquer, né?!”.
No Instagram, HH completou: “Quando o final de uma série de TV me deixou indignada (aff tudo diferente dos livros) tive até enxaqueca e cancelei a assinatura... Mas você não precisa cancelar seu título por que um político canalha te decepcionou, né?!
O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), provável futuro governador tampão de Alagoas, fez o “convite” em tom de brincadeira nesta sexta-feira (25): “Vamos sextar sendo patriota? Anitta já mandou avisar: se você tem 16 ou 17 anos precisa tirar seu título de eleitor, além de ouvir Envolver no spotify né? Eu já ouvi hoje! É fácil demais, acesse: https://bit.ly/titulofacil”.
Cibele Moura, deputada estadual, também se uniu ao coro: “Sabe do que adianta reclamar e não tirar o título? Pois é, nada. Votem!!!!!”, escreveu ela, acima do link informando sobre o dado divulgado pelo TSE.
Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para tirar a primeira via do título de eleitor ou regularizar o documento a tempo de votar no pleito de outubro.
TRE
Entre os dias 14 e 18 deste mês, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) participou da Semana do Jovem Eleitor, mobilização nacional visando engajar o jovem no processo eleitoral. Durante toda a semana, aconteceram palestras em escolas públicas e privadas da capital e do interior, além de ações nas redes sociais.