Chegar a casa de Maria Clara Gomes da Silva é como atravessar um oceano de pobreza. Ausências cidadãs.
Há becos, muito becos, feito labirintos, alimentados por esgotos a céu aberto, escorrendo sem cerimônia, como também encontramos fezes pelo caminho.
Um caminho interminável, onde habita um subpovo esquecido e invisibilizado, nas cercanias dos marketings panfletários.
A maioria gente preta.
Tinha gente sentada em cadeiras nas calçadas,do bairro periférico,o Vergel do Lago,em Maceió,AL, tomando uma brisa e espreitando o movimento das ruas.
Todo mundo aqui conhecia Clarinha- diz uma senhora para deputada estadual Jó Pereira.
Essa ativista convidou a deputada , na manhã da sexta-feira, 18 de março, para conhecermos, de perto, a realidade da família de Maria Clara e saber das necessidades da mãe, a Jéssica.
Jéssica, a mãe de Clarinha carrega uma bebezinha de um mês no colo. É a Vitória, a filha nascida nesse período do vazio de respostas sobre o destino e o paradeiro da filha de 5 anos.
Convidadas, adentramos à casinha de espaços minúsculos, sufocada por um calor medonho. A mãe transpira enquanto dá de mamar a bebê.
Em poucos minutos o calor vai tomando proporções maiores, e aí, a gente vai entendendo por que a menina preferia respirar o ar da liberdade nas calçadas do entorno, nas muitas brincadeiras de criança.
Toda criança gosta de brincar na calçada.
Maria, 5 anos, saiu para brincar à tardinha, do dia 19 de julho de 2021, na casa de uma amiguinha, que ficava cerca de 50 metros, e, (pluft!) sumiu.
Segundo a deputada Jó Pereira:" o desaparecimento, de crianças e adolescentes levantam questão de toda ordem educação, saúde, habitação. É preciso agregar a essa discussão aplicabilidade das políticas públicas e investimentos reais do Estado"- conclui
O mandato da deputada estadual, Jó Pereira, protocolou, na Assembleia Legislativa do estado de Alagoas , o projeto de Lei que cria a Politica Estadual de Prevenção, Acolhimento, Acompanhamento e Busca de Pessoas, em Alagoas. A Lei estabelece diretrizes e metodologias, como também o desenvolvimento de programa e ações.
Nesse 19 de março, o sumiço da meninazinha preta, pobre e periférica, Maria Clara, faz 8 meses e para quebrar a indiferença social em relação ao caso, que se agiganta, convidamos a deputada Jó Pereira para fazer uma visita de acolhimento à mãe de Maria, saber das necessidades e levar a proximidade de um abraço.
E ela foi
São 8 meses à procura de Maria Clara.
Cadê você, meninazinha?