Foram protocolados na tarde desta sexta-feira (18), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), dois projetos de lei, de origem governamental, modificando o Quadro Organizacional (QO) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL). Na prática, a mudança amplia o número de vagas e, consequentemente, a possibilidade de promoções internas nas corporações. 

Um dos projetos dispõe sobre a fixação do efetivo da PM e o outro dispõe sobre o fluxo do acesso a hierarquia no CBMAL e fixa o efetivo desse. As matérias atendem um pleito antigo dos militares.

As propostas devem tramitar em regime de urgência na Casa de Tavares Bastos, na próxima semana. 

Troca de vídeos

Em vídeo divulgado no Twitter, o secretário da Fazenda, George Santoro anunciou o envio das propostas “que consertam as carreiras militares do estado” e aproveitou para mandar um recado para o deputado Cabo Bebeto.

“Deputado Cabo Bebeto, ao contrário do que o senhor falou, o governo cumpre suas promessas. Projeto do QO dos Militares já está na Assembleia. Confere aí na ALE. E ajuda a aprovação célere!!!”, disse Santoro.

Em resposta, Bebeto postou um vídeo ao lado de um boneco do Pinóquio com o rosto do governador Renan Filho e afirmou que as matérias foram enviadas sob pressão: “Chegou o projeto do QO da PM na ALE. A pressão deu certo”.

O deputado concluiu se dirigindo diretamente ao governador: “Não deixa de ser mentiroso, mas enfim enviou o tão sonhado QO. Tem gente que promete e tem gente que aperta, e às vezes, funciona”.