O clima ficou tenso durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal de Maceió (CMM), sobre “Políticas públicas e o protagonismo das mulheres”, proposta pela vereadora Teca Nelma (PSDB). A parlamentar e a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres - cargo equivalente ao de secretária - Ana Paula Mendes, bateram boca depois que a gestora teve o microfone cortado, após 20 minutos de fala. 

Ao final da apresentação do relatório de atividades realizadas pelo Gabinete Integrado de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula convidou Teca Nelma a participar das ações, programas, projetos e políticas públicas para mulheres lançados pelo município.

“Sua presença é importante nesses momentos. São lutas saindo do papel, sendo executadas. Ficaria feliz com sua presença representando o legislativo municipal”, disse a coordenadora, acrescentando que, ao contrário do que acontece nas ações da Prefeitura de Maceió, costuma notar a presença de Teca Nelma nas ações promovidas pelo Governo do Estado, que não são políticas efetuadas para mulheres. 

“Me entristece vê-la em muitas dessas ações, porque o Estado está omitindo fatos, o Estado diz que homicídios diminuíram em Alagoas, mas os feminicídios aumentaram... “, prosseguiu Ana Paula que, nesse momento teve o microfone cortado, sendo informada pela vereadora que ela havia ultrapassado 20 minutos de fala, quando apenas 10 minutos foram concedidos às demais participantes.

“Essa audiência é para escutar as mulheres, não justifica falar 20 minutos, nem fazer ataques diretamente a mim”, reagiu Teca, acusando a prefeitura de vetar todas as leis propostas pelas vereadoras relacionadas às mulheres para depois lançá-las como se fossem programas próprios.

Teca citou como exemplos duas leis da vereadora Silvânia Barbosa, que foram vetadas e, em seguida, lançadas pelo Executivo Municipal. 

“O tempo todo a senhora tenta me alfinetar. Não sou defensora de governo nenhum. Sou independente e não tenho cargo em prefeitura, nem na Mesa Diretora, nem no governo. Eu tenho aqui do meu lado quem me elegeu... E não adianta ir para eventos da prefeitura e depois deturparem minhas falas. Não vou. Não vou bater palmas para quem se utiliza das vereadoras para lançar projetos como se fossem seus... É um ultraje para mim bater palma para isso.”, prosseguiu a vereadora.

E concluiu: “Não vou aceitar que venham aqui dizer como tenho que fazer política, porque ralo minha bunda todos os dias para estar aqui justificando meus votos. Aqui não é politicagem, critico prefeito, governador, quem for... A senhora me respeite e respeite todo mundo que saiu de casa para estar aqui.”. 

Resposta

Após a audiência, Ana Paula divulgou um vídeo, nas redes sociais, para dizer que foi “silenciada” por Teca Nelma, durante a audiência.

Conforme divulgado ontem, na Coluna Labafero, aqui no CadaMinuto, a secretária disse que a vereadora agiu de forma contrária a todos os seus discursos e questionou: “Será que é por isso vereadora que você está isolada dos seus próprios colegas de bancada?.