Stefanny Satiro, 22 anos, é uma linda jovem preta, determinada, que mora no Alto do Boi, em Ipioca, litoral norte, bairro-distrito de Maceió, e que sempre agarrou com unhas e dentes todas as oportunidades que  ajudaram , no auto crescimento. 

Stefanny foi uma das 180 crianças e adolescentes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, que se reuniram no Rio de Janeiro, em 2018, para participar, como protagonista na formulação de políticas públicas, no desafio de rediscutir problemas estruturais que afetam as crianças e adolescentes.

Dos 7 aos 18 anos, a menina foi acompanhada, diligentemente, pel@s profissionais do Programa AABB Comunidade.

O Programa AABB Comunidade. tinha como missão ofertar a crianças e adolescentes pobres, a maioria pretareforço escolar, práticas esportivas, culturais e sociais, no horário contraturno da Escola, oportunizando a um público vulnerabilizado pela pobreza e exclusão social, o desenvolvimento de novas habilidades e melhores  desempenho escolar.

Recentemente, Stefanny Satiro, logrou aprovação no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas e a mãe Elisabete Satiro, conta: “Stefanny chegou em casa toda feliz, porque agora vai fazer faculdade. Minha filha está mudando a história da nossa família. Meus pais não tinham escolaridade, e hoje vejo minha filha na faculdade,a outra cursando o curso de  técnica de enfermagem, e eu terminei ensino médio.  Tudo isso graças as oportunidades que o Programa AABB Comunidade deu a minha família e sem o Programa isso seria, praticamente, impossível.”

Obrigada, Veraleide Nazaré, amo você , porque nunca desiste de transformar vidas.

E, a assistente e educadora social Veraleide Nazaré, que foi a primeira coordenadora do Programa, em Alagoas e a 27% no Brasil diz:- “É emocionante saber que as sementes que plantamos estão dando belos frutos. É uma pena que o governo do estado não tenha compreendido a grandiosidade do Programa.”

Apesar dos cases de sucesso, a política educacional do governo de Renan Filho decidiu pela  extinção do Programa AABB Comunidade, que deixou ao relento educacional 340 crianças pobres, a maioria preta.

O Programa contava com o alicerce político da  deputada estadual, Jó Pereira, que sabe da incomensurável importância do programa para as crianças, adolescentes das populações vulneráveis.

Salve, Stefanny Satiro!