(Atualizada às 15h25)
Em live realizada na tarde desta quinta-feira (10), o governador Renan Filho (MDB) entregou nas mãos do deputado Paulo Dantas (MDB) 27 projetos de lei com revisão salarial para 26 categorias de servidores públicos. A escolha do parlamentar para receber o pacote que beneficia o funcionalismo deixa ainda mais explícito o apoio do Renan Filho à candidatura de Dantas a governador.
Renan Filho justificou que o próprio presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor, solicitou que as mensagens fossem entregues a Paulo Dantas, líder da maioria na Casa.
Os 27 projetos de lei de reestruturação de carreiras encaminhados hoje irão beneficiar médicos, profissionais da Uncisal (níveis superior, médio, elementar e magistério superior), da Uneal, Sesau (níveis superior, médio e elementar) e diversas autarquias, como DER, IMA, Fapeal, Ipaseal, Iteral, Sefaz, IZP e Arsal, anunciou o governador.
“Os projetos abrangem também os servidores da área comum, que são aqueles lotados em várias secretarias, economistas e arquitetos”, prosseguiu, acrescentando que até amanhã (sexta-feira) deve ser enviado ao Parlamento Estadual o projeto de lei concedendo reajuste geral de 10% para os servidores de todas as carreiras e 15% para os servidores da segurança, PC, PM, Detran e Corpo de Bombeiros.
“A revisão do novo quadro organizacional da PC, da PM e do CBMAL vai reduzir judicialização e facilitar a progressão”, explicou, informando que solicitou regime de urgência na tramitação das matérias, pois, devido ao ano eleitoral, os PLs precisam estar aprovados e sancionados até o dia 2 de abril.
“Alagoas avançou muito em várias políticas públicas e quero dizer ao servidor que nos assiste que a organização fiscal do estado permitiu a melhoria do serviço público e agora também a valorização de todas essas carreiras, um fato histórico. Por um lado, isso vai valorizar as pessoas e por outro, trará a garantia de melhoria de salários, carreiras mais atrativas e a garantia do recebimento do salário em dia”, destacou o governador.
Ele apelou para que os parlamentares deem prioridade máxima aos projetos. Um sessão extraordinária deve ocorrer na manhã desta sexta-feira, no Plenário da ALE, para que a tramitação das propostas tenha início.
Salários em dia
Paulo Dantas lembrou que, ano passado, o Parlamento aprovou projetos de lei que melhorou o salário de todos os servidores e também a revisão do PCCS da Educação, beneficiando 22 mil pessoas . O pacote anunciado agora irá contemplar mais 16 mil funcionários públicos.
“Alagoas tem uma gestão fiscal responsável, séria, que tem capacidade total para honrar com esses compromissos, isso é muito importante que se diga. Não está se fazendo nada sem estudo amplo, técnico e qualificado. É muito importante passar essa tranquilidade, a garantia que os servidores irão continuar recebendo salários em dia", garantiu.
A live foi acompanhada também pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, e pelo deputado Inácio Loiola.
Veja o vídeo completo da live: