(Atualizada às 17h34)

O vereador por Maceió, Leonardo Dias (PSD), apresentou nesta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Maceió (CMM), uma Moção de Repúdio às falas do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, sobre as mulheres ucranianas. 

A moção subscrita pelos vereadores Zé Márcio, Gaby Ronalsa e Olívia Tenório, foi aprovada por unanimidade durante a sessão.

Na tribuna da Casa, Leonardo Dias disse que já conhecia o caráter do parlamentar de longa data e aproveitou para criticar também a postura do Movimento Brasil Livre (MBL), ao qual o parlamentar paulista é ligado. “Quando ninguém vê é que a gente mostra quem a gente é", lamentou o vereador.

Na justificativa da moção, Dias lembrou que o país recebeu com surpresa e repulsa os áudios vazados, no dia 4 deste mês, nos quais o deputado faz diversas afirmações sexistas e insensíveis contra refugiadas e mulheres em geral que lutam para se proteger da invasão russa.

Para ele, é necessário que a punição ao deputado sirva de exemplo para quem julga poder abusar da fragilidade das pessoas. 

Em aparte, Zé Márcio  concordou que a Assembleia Legislativa de São Paulo precisa dar exemplo ao restante do país: “A gente pode errar, logicamente, mas tem erros que não têm como ser consertados no meio político”, afirmou.

Zé Márcio criticou ainda a postura do MBL ao tentar justificar ou minimizar o episódio. “O rapaz (Arthur do Val) saiu daqui com mais três malandros para outro país dizendo que vai ajudar numa guerra, mas foi se promover e promover o turismo sexual”.

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo já está analisando pedidos de cassação do mandato de Arthur Do Val.