A Unidade de Referência em Saúde (URS) Pitanguinha realizou, na tarde dessa terça-feira (22), uma série de ações alusivas a campanha de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais voltada para o período de carnaval. A atividade teve o objetivo de compartilhar informações com a comunidade e alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV, sífilis e hepatites B e C.
Os usuários participaram de palestras na sala de espera sobre a importância do uso do preservativo, formas de tratamento para as infecções e também puderam realizar testes rápidos para detectar as quatro doenças. A ação foi coordenada pela assistente social da Unidade de Saúde da Família (USF) Pitanguinha Vanúsia Freitas, pela psicóloga Ana Mônica e pela enfermeira Sylvie Adriane, e contou com a participação da equipe do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (Nasf).
“Com essa mobilização, buscamos prevenir, orientar e apresentar os programas de prevenção e combate às ISTs em Maceió e acender um alerta sobre o diagnóstico precoce. O carnaval está chegando e muitos comemorarão essa data tão esperada anualmente e, por isso, é importante não esquecer de se prevenir”, destaca Vanúsia Freitas, assistente social da Unidade.

Participação dos usuários
Juliana Cavalcante é usuária da unidade e participou das ações promovidas na sala de espera. “É muito importante esse tipo de ação, pois a maioria das pessoas não possuem acesso a essas informações sobre essas doenças. Hoje, já fiz teste rápido e outros exames preventivos”, afirma.

A ação abordou, ainda, práticas regulares de atividades físicas como aliadas da saúde, com a terapeuta ocupacional Ana Carolina Correia; formas de cuidado com a voz, com a fonoaudióloga Leila Masony de Sena; e formas de acessar tratamentos para infecções sexualmente transmissíveis, com a assistente Ana Márcia Agra.