Uma festa religiosa que tinha tudo para se encerrar com chave-de-ouro, por pouco não terminou em conflito, sobretudo envolvendo integrantes de dois grupos políticos. É que no último sábado à noite no povoado Sucupira, em Teotônio Vilela, quando iria iniciar um leilão da igreja local, como parte das festividades de seu padroeiro Senhor do Bonfim, o prefeito Peu Pereira de forma inesperada por todos, suspendeu o leilão. Sabe-se que o fato ocorreu por conta da presença do prefeito de Junqueiro Leandro Silva e de seu irmão André Silva, além de outros opositores da vizinha cidade, da qual Peu Pereira já foi prefeito durante dois mandatos.
Detalhe:
O lamentável fato ganhou as redes sociais. O vereador por Junqueiro, Kiko Pereira, por exemplo, narrou pelo WhatSapp que quando chegou na Sucupira perguntou o pessoal da Comissão da Igreja, se o leilão de uma novilha ofertada pelo empresário André Silva, seria o último, isso pelo fato do animal ter sido o mais valorizado entre os demais que foram doados para a festa; e até porque, segundo ele, é uma praxe tradicional de todos os leilões feitos pelas igrejas, onde o melhor ficar por último.
“O pessoal me disse que primeiro seriam leiloados os bodes, por sinal um deles foi doado pelo prefeito Peu, e depois a novilha”, comentou Kiko Pereira, afirmando que ficou surpreendido com a ação do prefeito, que reagiu como autoridade, adotando abuso de poder, por não ter aceitado que seu bode fosse logo leiloado, e certamente se sentindo discriminado. “Simplesmente ele pegou o microfone e disse: a festa tá acabada e pronto!”, denunciou Kiko.
Direito de resposta
Em contato com o prefeito de Teotônio, Peu Pereira, ele disse a nossa reportagem que pediu só respeito a todos eles, dando conta de que no povoado Sucupira há 22 anos tem a festa do padroeiro Senhor do Bonfim, mas que nunca houve problemas. “Parei o leilão porque estava um clima de guerra e todos armados e bêbados”, acusou Peu Pereira.
O prefeito nos enviou também um vídeo documentando a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira junto com o superintendente regional da Codevasf, seu padrinho político Joãozinho Pereira, durante à tarde daquele sábado lá no povoado Sucupira. Foram entregar equipamentos agrícolas e dois tratores, via Codevasf. Também houve distribuição de cestas básicas e inauguração de casas e torneio de futebol de campo, tudo para comemorar o Dia da Festa do Senhor do Bonfim.