Acontece nesta sexta-feira (18) a noite de autógrafos do livro 'Da terra, o barro. Da arte, a vida', de Marta Moura, que enaltece a história e o processo artesanal do mestre João das Alagoas, reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas. O evento será realizado no Espaço Cultural Mestra Bida, em Pilar, às 19h.

A obra - quase biográfica, de João das Alagoas foi escrita pela jornalista, pesquisadora e mestre Marta Moura, que conta que a ideia de pesquisar surgiu quando ela começou a pensar em qual tema relativo ao guerreiro de alagoas utilizaria para pesquisar. "Sempre fui engajada nas pesquisas acerca dos nossos folguedos, e após o lançamento do meu documentário sobre a ilustre mestra que tivemos em nosso Estado, a saudosa Joana Gajuru, me entrelacei nas narrativas das cerâmicas de João das Alagoas com o interesse em saber os motivos pelos quais ele retratava em suas peças temas como o guerreiro", conta. Ela revela que nessa imersão das pesquisas analisou nove temas mais frequentes que eram demonstrados a partir das memórias locais de João.

O processo de construção do livro foi árduo, pois a jornalista, natural de São Miguel dos Campos - AL, embarcou rumo à Capela durante quase dois anos para produção do livro e do documentário sobre as técnicas na arte do barro, utilizadas por ele, que estão presentes no livro a partir das mais de 40 fotografias selecionadas. Marta afirma que apesar disto o processo foi muito prazeroso e encantador. "Estamos falando de uma das artes primitivas mais importantes da humanidade, onde podemos saber de nossa própria história e descendência no mundo através dos fragmentos cerâmicos que tanto são encontrados por arqueólogos", pontua.

A publicação do livro se deu através de incentivo cultural realizado a partir da deputada estadual Fátima Canuto. O evento desta sexta (18) será  aberto ao público e terá a presença da escritora, do homenageado e de figuras ilustres do estado.