A Associação Famílias dos Anjos do Estado de Alagoas é uma instituição sem fins lucrativos, com foco no atendimento, em interesses e direitos de crianças com microcefalia e outras alterações neurológicas.
Fundada em setembro de 2017 fica localizada no Conjunto Paulo Bandeira, bairro do Complexo Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, tem como mantenedor o Instituto de Pesquisa de Campina Grande, que remunera profissionais de fisioterapia, que atuam na instituição.
A presidenta da Associação Famílias dos Anjos é a diligente, Alessandra Hora, uma agente de transformação social, e ativista comprometida a causa da saúde. Foi a partir da própria história de exclusão, descaso e negligência do estado, com o neto, com microcefalia, que Alessandra fez da dor individual, um valente projeto coletivo que agrega mulheres, filh@s e muitas:
Associação Famílias dos Anjos do Estado de Alagoas
Alessandra fala: "Não é fácil manter uma entidade, desse tamanho, que atende a 245 famílias de crianças da síndrome congênita do Zika vírus, na sua grande maioria, pobres, de todo estado, e 400 famílias da comunidade. Estamos sempre, fazendo um esforço gigantesco para driblar as dificuldades, que são muitas, e assim garantir os direitos das famílias.A Associação oferece tratamentos únicos e referenciados, que, no estado, só se encontra aqui. Fazemos atendimento de fisioterapia intensiva, com o método do Bobath [abordagem terapêutica de reabilitação] e o pedia suit, assistência com cesta básica e suplementos das crianças, atendimento com psicólogo, encaminhamento com exames, atendimento com fonoaudióloga e jurídico”. Sem o, necessário, apoio do Estado é complicado manter um empreendimento desse porte.
Já tivemos momentos muito críticos, e chegamos à iminência de fechamento das portas, suspensão dos serviços. As mães ficaram desesperadas. E foi a deputada estadual, Jó Pereira que fez uma brilhante intervenção e conseguiu reverter todo processo."
Em uma das suas visitas à instituição uma mãe a interpelou: “Deputada as mães de filh@s com microcefalia sofrem uma grande e diária pressão psicológica, de todos os lados. E também a gente deixa de ser mulher, esposa para ser somente mãe. Noss@s filh@s pedem cuidados exclusivos. Se as crianças estão bem, ninguém sabe como estamos, por dentro. É preciso cuidar das mães para que possam cuidar das crianças. A saúde mental das mães pede socorro.”
E, a deputada providenciou um psicólogo para fazer atendimento terapêutico a essas mulheres- conta a presidenta.
"Jó Pereira é deputada estadual, mas para nossas mães ela é uma grande amiga, sempre disposta a ouvir. É nossa voz junto ao poder público. Uma voz que tem sensibilidade e muita empatia. A fisioterapeuta que ajuda a Associação a se manter de pé."- sintetiza Alessandra Hora.
Quer ajudar a Associação? Esse é o contato:82-98728-0831
Fique a vontade para ligar. Tá bom?